Como refrescar o quarto: 13 dicas para driblar o calor sem ar-condicionado

Tá calor?13 dicas para refrescar o quarto no calor mesmo sem ar-condicionado

Com as ondas de calor tomando o Brasil, algumas pessoas questionam maneiras de como refrescar o quarto. Entretanto, truques podem tornar esse momento mais suportável. Confira 13 dicas que vão te ajudar:

Você sabe como refrescar o quarto no calor? Por mais que as temporadas de sol e calor sejam ótimas para quem vai curtir uma praia, comprar um biquini ou sunga e passear na orla do mar, pode não ser o mais confortável para aqueles que estão dentro de casa. Primeiramente, a simples tarefa de ter uma boa de sono pode se tornar um desafio. Entretanto, alguns truques podem tornar esse momento mais suportável.

 

1 – Use Lâmpadas frias

As lâmpadas incandescentes produzem calor para gerar luz. Por isso, o ideal é substituir por modelos fluorescentes ou de LED, que consomem menos energia e duram mais tempo. Além disso, o LED é a indicação mais ecologicamente correta por reduzir o consumo de energia, produção de lixo tóxico e emissão de gases.

 

2 – Desligue eletrônicos

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os eletrônicos ligados na tomada produzem calor, mesmo que deligados. Portanto, tire-os da tomada e diminua a quantidade de calor liberado.

 

3 – Aprenda truques com o ventilador

Quer improvisar um bom ar condicionado? Você pode fazer isso com um bloco de gelo e um ventilador. Basta colocar um recipiente grande no freezer e depois posicionar o bloco de gelo na frente do ventilador. Entretanto, tente não deixá-lo ligado o dia inteiro já que o próprio motor pode gerar calor. Apontar o ventilador para a janela também ajuda, jogando o ar quente do quarto para fora.

 

4 – Umidificar o ar

Uma maneira de como refrescar o quarto é umidificando. Você pode utilizar umidificadores eletrônicos, mas também pode espalhar baldes e bacias com água pelo ambiente. Também pode ajudar jogar um pouco de água no chão ou espalhar toalhas úmidas. Entretanto, pode não ser a melhor dica quando o clima está quente e úmido, piorando a sensação térmica.

 

Imagem: senivpetro em Freepik

5 – Muito verde

Cultivar plantas dentro de casa, além de ser uma boa dica de decoração de ambientes e deixar a casa perfumada, também pode ajudar a refrescar. Portanto, regue adequadamente. O excesso de água irá evaporar de forma natural para os cômodos. Para ambientes fechados, lembre-se que as plantas mais indicadas são as de sombra ou meia-sombra, como lavandas, babosas e gérberas.

 

6 – Guarde os tecidos pesados

Tapetes? Nem pensar. Nessa época do ano, é importante reservar para o contato direto com o piso frio. Assim também com todos os tecidos pesados e objetos que acumulam calor pela casa. Juntamente com os móveis que recebem o calor do sol diretamente, tente mudar de lugar. Caso não seja possível mudar, você pode cobrir o seu sofá ou poltrona com tecidos e capas leves. Tecidos 100% algodão, por exemplo, não retem calor ou suor. 

Optar por cores claras, como paredes, cortinas e mantas brancas também é uma boa ideia. Dessa maneira, elas refletem mais do que absorvem a luz.

 

7 – Tudo aberto

Manter a circulação do ar é o ideal em altas temperaturas. Em outras palavras, mantenha portas e janelas abertas. Para que uma corrente de ar seja formada, é necessário que haja dois escapes contrários. Assim, entra por um lado e sai pelo outro, refrescando o quarto.

 

8 – Fique no térreo

Se você mora em um sobrado, já deve ter percebido que o térreo provavelmente é o ambiente mais fresco. O sol bate com menos intensidade, então você pode adaptar o ambiente para passar mais horas por dia nele.

 

9 – Cortinas

Aproximadamente 30% do calor entra no quarto através das janelas. Você pode utilizar cortinas nos períodos de pico de sol, sempre lembrando que, se não forem feitas especialmente para impedir raios solares, deve-se escolher uma cor clara e tecidos leves. As cortinas podem ser mantidas fechadas até o sol sair, mas aproveite a brisa da noite com as janelas completamente abertas.

 

como refrescar o quarto
Imagem: Freepik

10 – Roupas soltas e frescas

Opte por roupas mais largas, macias e de tecidos leves, como o algodão. Quanto menos camadas, melhor.

 

11 – Banhos frios

Em dias ensolarados, como bons brasileiros que somos, sempre tomamos inúmeros banhos. Mas lembre-se de escolher a temperatura mais fria. Assim, a corrente de água fria abaixa a temperatura conrporal e retira o suor da pele.

 

12 – Roupas de cama no freezer

Desde já, essa é uma boa dica para te ajudar a pegar no sono fresquinho. Antes de dormir, deixe suas roupas de cama e lençóis secos no freezer. Para evitar que fiquem com cheiros, você pode separar em uma bolsa plástica.

 

13 – Espaço livre e contato com o chão

Agora é hora de levantar e arrumar a bagunça. Se você tem pilhas de roupas pelo quarto, recolha. Elas podem estar absorvendo e retendo calor. Além disso, é importante deixar o espaço livre para a circulação do ar.

Estar em contato com o chão, ou até dormir nele, pode ser uma boa. Assim como aprendemos em física, o ar quente sobe enquanto o ar frio desce. Ou seja, ficar em contato com o piso pode garantir um momento refrescante.

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes