DCI Mais

Corpus Christi é feriado Nacional? Veja a data em 2021

Em 2021, a data tradicional de Corpus Christi cai no dia 3 de junho.

Escrito por

A dia de Corpus Christi é uma das principais solenidades da igreja Católica, pois celebra o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. No Brasil é tradição colorir as ruas com tapetes de serragens e procissões, e uma pergunta sempre volta nessa época: Corpus Christi em 2021 é feriado Nacional?

Corpus Christi, tradicionalmente, cai na quinta-feira após o Domingo da Trindade. Neste ano, a data cai no dia 3 de junho.

 

Corpus Christi em 2021 é feriado nacional?

Embora seja uma tradição no país ter folga neste dia, Corpus Christi não é um feriado nacional.

O dia em questão não é considerado dia útil para fins de operações no mercado financeiro, portanto, os bancos fecham na mencionada data. Os governos federal, estadual e municipal, podem, também, declarar o mencionado dia como ponto facultativo nas repartições públicas.

Algumas cidades, no entanto, tornaram a data feriado municipal, como Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e outras.

Em São Paulo, o feriado de Corpus Christi de 2021 e de 2022 foram antecipados em 23 de março de 2021, medida para tentar reduzir a circulação de pessoas e conter a explosão de casos de covid-19.

Relacionado: Veja os 5 feriados antecipados em São Paulo em 2021

Corpus Christi, ou Festa do Corpo e Sangue de Cristo, celebra a instituição do Sacramento da Sagrada Comunhão na Última Ceia. O corpo e o sangue de Cristo na sagrada comunhão são nossos verdadeiros alimentos como cristãos. Eles nos dão força para viver nossas vidas em união com Deus e para fazer Sua santa vontade.

Qual a origem da festa?

O surgimento do Corpus Christi como festa cristã não aconteceu até a segunda metade do século XIII com os esforços de uma freira chamada Juliana de Liège.

Desde a infância, Juliana afirmava que Deus lhe dizia que deveria haver um dia de festa para a Eucaristia e acabou fazendo uma petição ao bispo de Liège. Naquela época, os bispos podiam organizar festas em suas dioceses locais. O bispo concordou com a festa e convocou um sínodo em 1246 e ordenou que uma celebração de Corpus Christi fosse realizada anualmente.

A festa de Corpus Christi só começou a se espalhar depois da morte de Juliana e do Bispo. Em 1264, o Papa Urbano IV emitiu a bula papal Transiturus na qual Corpus Christi foi feito uma festa durante todo o Rito Latino.

Corpus Christi é principalmente uma festa católica romana, mas também é reconhecida no calendário de algumas igrejas anglicanas, mais notavelmente a Igreja da Inglaterra. Também é celebrado por alguns cristãos ortodoxos de rito ocidental. Em muitas partes da Europa medieval, Corpus Christi era uma época popular para a apresentação de peças de mistério.

Junto com a Quaresma, o Advento, a Páscoa, o Pentecostes e o Natal, os bispos católicos romanos têm o dever de estar presentes em suas catedrais em Corpus Christi.

Em Valência, Espanha, Corpus Christi é um dos principais festivais. Foi celebrado pela primeira vez em 1335 e continuamente desde 1372. Rica em simbolismo e representações sobre o mistério da vida, remontando às peças de mistério da Idade Média, a festa realiza-se nas ruas de Valência no oitavo domingo após o Domingo de Páscoa.

Em comemoração à Última Ceia no dia anterior à crucificação de Jesus, muitos cristãos ao redor do mundo recebem a comunhão neste dia. Em alguns países, o pão consagrado (ou hóstia) é exibido nas ruas. Os padres carregam o pão na custódia, que é uma espécie de vaso em que fica exposta a hóstia consagrada. Na Espanha e na Provença as procissões podem ser elaboradas, apresentando santos e personagens da Bíblia, seguindo um caminho decorado com coroas de flores e flores.

Leia também: Feriados em 2021: veja a lista de pontos facultativos e datas nacionais

Última modificação em 25/07/2022 14:42

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por