Dia de Ação de Graças: entenda porque a data é tão especial nos EUA

Um dos feriados mais importantes aos finais do ano nos Estados Unidos é o Dia da Ação de Graças (Thanksgiving Day). Sua origem data do Século XVII, mas só foi tornado feriado nacional nos EUA 200 anos depois.

Um dos feriados mais importantes aos finais do ano nos Estados Unidos é o Dia da Ação de Graças (Thanksgiving Day). Sua origem data do Século XVII, mas só foi oficializado nacionalmente cerca de 200 anos depois, pelo presidente Abraham Lincoln.

O Dia de Ação de Graças é sempre celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, e em 2020 será no dia 26. Saiba abaixo como surgiu o feriado, se ele existe em outros países e qual o motivo do peru ser um símbolo da data.

Quando montar a árvore de natal em 2020?

Como foi criado o Dia de Ação de Graças nos EUA?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Conforme historiadores, o primeiro Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos aconteceu em 1621. O evento ocorreu na cidade de Plymouth durante uma festa dos peregrinos que fundaram o local.  A comemoração criada por eles surgiu como resultado da gratidão pelo fim do inverno e uma boa colheita de milho após a temporada rigorosa.

O Dia de Ação de Graças é enxergado como um dia de celebração da paz, pois os colonizadores dos Estados Unidos convidaram cerca de 90 indígenas para participar da primeira versão do evento.  Especula-se que durante o evento os dois grupos dividiram pratos assados e cozidos a base do milho colhido.

O Dia de Ação de Graças também é considerado um feriado religioso, pois o agradecimento dos peregrinos era voltado a Deus.

Por que o peru é símbolo no Dia de Ação de Graças?

Se você já assistiu algum programa americano que possuía um episódio especial do feriado, certamente percebeu a importância que o peru tem para o evento. Especula-se que a ave se tornou o símbolo do feriado justamente por conta do primeiro Dia de Ação de Graças dos peregrinos.

Há evidências históricas que, além dos pratos a base de milho, os peregrinos e indígenas dividiram a carne de “aves/galinhas selvagens”. Embora haja a possibilidade da carne ser patos ou gansos, a cultura definiu o peru como prato principal, afinal ele é nativo da região de Plymouth.

O feriado existe no Brasil?

No Brasil, o embaixador Joaquim Nabuco idealizou a criação do Dia Nacional  de Ação de Graças. Fonte: Academia Brasileira de Letras.

Você pode não saber, mas o Dia de Ação de Graças é também comemorado em outros países além dos Estados Unidos. Durante a mesma época do feriado ‘original’, há versões da festa no Canadá, em Portugal e até no Brasil.

Surpreendentemente, a versão brasileira do feriado foi criada em 1949, pelo presidente Gaspar Dutra. A ideia de criar o Dia Nacional de Ação de Graças veio do embaixador Joaquim Nabuco, que adorou participar das comemorações quando atuava como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Mesmo com a data oficializada anos depois em 1966, o feriado não se popularizou dentro da cultura brasileira como um todo, mas há casos de Igrejas, universidades e cursos de inglês que comemoram o feriado.  A comemoração da versão brasileira ocorre na quarta quinta-feira do mês de novembro.  Conforme a lei promulgada em 1966, o “Ministério da Justiça [é] o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração”.

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes