O que é o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos? Entenda

Um dos feriados mais importantes aos finais do ano nos Estados Unidos é o Dia da Ação de Graças (Thanksgiving Day).

Um dos feriados mais importantes aos finais do ano nos EUA é o Thanksgiving Day. Sua origem data do Século XVII, mas só foi oficializado nacionalmente cerca de 200 anos depois, pelo presidente Abraham Lincoln. Mas o que é o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos?

O Dia de Ação de Graças é sempre celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, e em 2021 será no dia 25. Saiba abaixo como surgiu o feriado, se ele existe em outros países e qual o motivo do peru ser um símbolo da data.

O que é o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos?

O primeiro Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos aconteceu em 1621. O evento ocorreu na cidade de Plymouth durante uma festa dos peregrinos que fundaram o local.  A comemoração criada por eles surgiu como resultado da gratidão pelo fim do inverno e uma boa colheita de milho após a temporada rigorosa.

O Dia de Ação de Graças é enxergado como um dia de celebração da paz, pois os colonizadores dos Estados Unidos convidaram cerca de 90 indígenas para participar da primeira versão do evento.  Especula-se que durante o evento os dois grupos dividiram pratos assados e cozidos a base do milho colhido.

O Dia de Ação de Graças também é considerado um feriado religioso, pois o agradecimento dos peregrinos era voltado a Deus.

Thanksgiving day
Foto: reprodução

Por que o peru é símbolo no Dia de Ação de Graças?

Se você já assistiu algum programa americano que possuía um episódio especial do feriado, certamente percebeu a importância que o peru tem para o evento. Especula-se que a ave se tornou o símbolo do feriado justamente por conta do primeiro Dia de Ação de Graças dos peregrinos.

Há evidências históricas que, além dos pratos a base de milho, os peregrinos e indígenas dividiram a carne de "aves/galinhas selvagens". Embora haja a possibilidade da carne ser patos ou gansos, a cultura definiu o peru como prato principal, afinal ele é nativo da região de Plymouth.

O feriado do Dia de Ação de Graças existe no Brasil?

Você pode não saber, mas o Dia de Ação de Graças é também comemorado em outros países além dos Estados Unidos. Durante a mesma época do feriado 'original', há versões da festa no Canadá, em Portugal e até no Brasil.

Surpreendentemente, a versão brasileira do feriado foi criada em 1949, pelo presidente Gaspar Dutra. A ideia de criar o Dia Nacional de Ação de Graças veio do embaixador Joaquim Nabuco, que adorou participar das comemorações quando atuava como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Mesmo com a data oficializada anos depois em 1966, o feriado não se popularizou dentro da cultura brasileira como um todo, mas há casos de Igrejas, universidades e cursos de inglês que comemoram o feriado.  A comemoração da versão brasileira ocorre na quarta quinta-feira do mês de novembro.  Conforme a lei promulgada em 1966, o "Ministério da Justiça [é] o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração".

Leia também

Quando montar a árvore de natal em 2021?

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de joel ferreira
    Joel Ferreira Diz

    O brasileiro rejeita seu próprio folclore e esquece simplesmente figuras como o Saci Pererê, mas comemora bobagens, como o Hallowen, que não tem nada a ver com a nossa cultura. Enquanto isso, deixa de lado um feriado tão bonito quanto este, de agradecimento, por tudo, ao longo do ano e que mereceria, este, sim, ser comemorado também por aqui. Vai entender…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes