Cultura

O que é o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos? Entenda

Um dos feriados mais importantes aos finais do ano nos Estados Unidos é o Dia da Ação de Graças (Thanksgiving Day).

Escrito por

Um dos feriados mais importantes aos finais do ano nos EUA é o Thanksgiving Day. Sua origem data do Século XVII, mas só foi oficializado nacionalmente cerca de 200 anos depois, pelo presidente Abraham Lincoln. Mas o que é o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos?

O Dia de Ação de Graças é sempre celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, e em 2021 será no dia 25. Saiba abaixo como surgiu o feriado, se ele existe em outros países e qual o motivo do peru ser um símbolo da data.

O que é o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos?

O primeiro Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos aconteceu em 1621. O evento ocorreu na cidade de Plymouth durante uma festa dos peregrinos que fundaram o local.  A comemoração criada por eles surgiu como resultado da gratidão pelo fim do inverno e uma boa colheita de milho após a temporada rigorosa.

O Dia de Ação de Graças é enxergado como um dia de celebração da paz, pois os colonizadores dos Estados Unidos convidaram cerca de 90 indígenas para participar da primeira versão do evento.  Especula-se que durante o evento os dois grupos dividiram pratos assados e cozidos a base do milho colhido.

O Dia de Ação de Graças também é considerado um feriado religioso, pois o agradecimento dos peregrinos era voltado a Deus.

Foto: reprodução

Por que o peru é símbolo no Dia de Ação de Graças?

Se você já assistiu algum programa americano que possuía um episódio especial do feriado, certamente percebeu a importância que o peru tem para o evento. Especula-se que a ave se tornou o símbolo do feriado justamente por conta do primeiro Dia de Ação de Graças dos peregrinos.

Há evidências históricas que, além dos pratos a base de milho, os peregrinos e indígenas dividiram a carne de "aves/galinhas selvagens". Embora haja a possibilidade da carne ser patos ou gansos, a cultura definiu o peru como prato principal, afinal ele é nativo da região de Plymouth.

O feriado do Dia de Ação de Graças existe no Brasil?

Você pode não saber, mas o Dia de Ação de Graças é também comemorado em outros países além dos Estados Unidos. Durante a mesma época do feriado 'original', há versões da festa no Canadá, em Portugal e até no Brasil.

Surpreendentemente, a versão brasileira do feriado foi criada em 1949, pelo presidente Gaspar Dutra. A ideia de criar o Dia Nacional de Ação de Graças veio do embaixador Joaquim Nabuco, que adorou participar das comemorações quando atuava como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Mesmo com a data oficializada anos depois em 1966, o feriado não se popularizou dentro da cultura brasileira como um todo, mas há casos de Igrejas, universidades e cursos de inglês que comemoram o feriado.  A comemoração da versão brasileira ocorre na quarta quinta-feira do mês de novembro.  Conforme a lei promulgada em 1966, o "Ministério da Justiça [é] o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração".

Leia também

Quando montar a árvore de natal em 2021?

Última modificação em 29/07/2022 14:56

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Ver Comentários

  • O brasileiro rejeita seu próprio folclore e esquece simplesmente figuras como o Saci Pererê, mas comemora bobagens, como o Hallowen, que não tem nada a ver com a nossa cultura. Enquanto isso, deixa de lado um feriado tão bonito quanto este, de agradecimento, por tudo, ao longo do ano e que mereceria, este, sim, ser comemorado também por aqui. Vai entender...

Compartilhe
Escrito por