Dia de Todos os Santos é considerado feriado no Brasil?

A data religiosa é celebrada no dia 1° de novembro no mundo ocidental.

No dia 1° de novembro, celebra-se o Dia de Todos os Santos no Brasil e no mundo ocidental. A data não é considerada feriado pela Constituição Federal, sendo apenas comemorativa. A celebração tem como objetivo reconhecer a vida e trajetória de todos aqueles que viveram em santidade segundo a tradição cristã.

No entanto, no dia seguinte, 2 de novembro, comemora-se o Dia dos Finados, que é considerado feriado nacional pela legislação brasileira. Esse ano, a data cairá em uma quarta-feira.

Dia de Todos os Santos é feriado ou ponto facultativo?

O Dia de Todos os Santos não é considerado feriado nacional pela Constituição Federal, e também não é ponto facultativo, mas um dia comemorativo. Com raízes religiosas, o Dia de Todos os Santos tem como objetivo celebrar a vida de pessoas que viveram em santidade, mas não foram reconhecidas oficialmente pela Igreja.

Segundo o veículo católico Canção Nova, a ideia é que os fiéis possam honrar as pessoas que buscaram uma vida santa segundo os princípios cristãos, mas não foram canonizadas. No dia 1°, várias missas são celebradas pelos católicos. Vale lembrar também que a data antecede um feriado nacional, o Dia dos Finados, que é assegurado pela Constituição.

Próximos feriados em 2022

Passado o Dia de Finados, os brasileiros ainda celebram mais três feriados esse ano. São eles: Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e o Natal.

15/11 (terça-feira) - Proclamação da República
20/11 (domingo) - Dia da Consciência Negra*
25/12 (domingo) - Natal

Por que 1° de Novembro é Dia de Todos os Santos?

O Dia de Todos os Santos tem como intuito celebrar a vida daqueles que se dedicaram à santidade, mas não foram canonizados pela Igreja Católica.

De acordo com o site católico Canção Nova, o Dia de Todos os Santos é celebrado desde o século IV. Em Antioquia (atualmente cidade da Turquia), comemorava-se a vida de todos os mártires no domingo que sucedia o Pentecostes.

Essa data é celebrada 50 dias depois da Páscoa e celebra a ascensão de Jesus ao Céu na tradição cristã. Cem anos depois, o Papa Bonifácio IV decidiu que a data seria comemorada no dia 13 de maio.

Mas no ano de 835 d.C., o papa Gregório IV decidiu dedicar o dia 1° de novembro a todos aqueles que viveram uma vida santa, mas não foram reconhecidos oficialmente pela Igreja Católica. A data, então, se expandiu para o mundo ocidental e segue a mesma no Brasil.

Dia 2 é feriado?

O 2 de novembro, Dia de Finados, está no calendário de feriados nacionais do Brasil. Nessa data, as pessoas, comumente, se lembram de seus entes queridos, fazem visitas aos cemitérios e homenagens aqueles que se foram. Missas e cultos são celebrados nas igrejas também.

A celebração do Dia de Finados é antiga e não há relatos concretos de quando ele foi criado. Contudo, de acordo com o site católico, Vatican News, a comemoração do feriado na data em conhecemos no Ocidente se deu na Europa no século X. Até o ano de 998, a Igreja Católica celebrava missas para os mortos em diversas ocasiões, mas não havia um dia específico.

Mas esse ano, o abade francês Odilo de Cluny determinou que as celebrações seriam feitas em 2 de novembro. A partir daí, a tradição se estendeu ao mundo ocidental, que passou a comemorar a data no mesmo dia.

No Brasil, o Dia dos Finados foi determinado feriado nacional com a sanção do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2002.

Feriados 2023

Veja as datas dos próximos feriados nacionais em 2023:

1 de janeiro (domingo) – Ano novo
7 de abril (sexta-feira) – Dia da Paixão de Cristo
21 de abril (sexta-feira) – Dia de Tiradentes
1 de maio (segunda-feira) – Dia do Trabalho
8 de junho (quinta-feira) – Dia de Corpus Christi
7 de setembro (quinta-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro (quinta-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (quinta-feira) – Dia de Finados
15 de novembro (quarta-feira) – Proclamação da República
120 de novembro (segunda-feira) - Dia da Consciência Negra*
25 de dezembro (segunda-feira) – Natal

*O Dia da Consciência Negra é considerado feriado em alguns locais do Brasil e em outros não.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes