Dia do Servidor Público é feriado em SP? Como será o 28 de outubro

Data é comemorada em 28 de outubro

Comemorado no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor Público sempre traz esta dúvida, se a data é feriado ou ponto facultativo. a boa notícia para os trabalhadores é que neste ano, a celebração será acompanhada de folga - embora o dia seja apenas um ponto facultativo.

A data foi instituída pelo Governo Getúlio Vargas, ainda na década de 1930, mas a data não é considerada feriado nacional.

Neste ano, pelo Dia do Servidor Público cair na sexta-feira anterior ao segundo turno das eleições, os estados e municípios se dividiram entre fazer no dia 28 de outubro o ponto facultativo, adiantar ou adiar. Isso para evitar que a data facilite um "feriadão" mais esticado contando com o dia 2 de novembro, Dia de Finados, e os servidores deixem de votar para viajar.

Abaixo o DCI explica como será o Dia do Servidor Público em São Paulo.

Dia do Servidor Público é feriado em SP em 2022?

Dia do Servidor Público é feriado em SP ou ponto facultativo? Pelo Governo do Estado, é ponto facultativo, segundo o decreto publicado no último dia 21 de outubro, pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). No texto, o Governo do Estado de São Paulo decreta o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e também nas autarquias.

Ainda conforme o decreto estadual, os serviços considerados essenciais e de interesse da população terão funcionamento ininterrupto.

Já sabemos que no Estado, será ponto facultativo, mas o Dia do Servidor Público é feriado em SP ou ponto facultativo?

Se a sua dúvida for quanto às repartições públicas e serviços municipais, a Prefeitura de São Paulo, de acordo com o g1, também considera a data como ponto facultativo na Capital.

Dia do Servidor Público é feriado em SP ou ponto facultativo? Agora que você já sabe, conforme explicado no item acima que a data é considerada ponto facultativo tanto nas repartições públicas estaduais quanto municipais, o DCI vai explicar a diferença entre feriado e ponta facultativo.

Confira também:

Qual a diferença entre ponto facultativo e feriado?

De acordo com a Folha de São Paulo, o ponto facultativo é um ato administrativo que dispensa o trabalhador do serviço público nas esferas municipais, estaduais e federais. No entanto, serviços considerados essenciais ao público seguem funcionando, mas é preciso se atentar aos horários, porque pode haver alterações.

No caso de feriado, a diferença é que a data só pode ser considerada feriado se estiver prevista em lei municipal, estadual ou federal.

Agora, se você trabalha na iniciativa privada e está em dúvida, veja só: o Dia do Servidor Público em SP é considerado ponto facultativo apenas nas repartições públicas, quando o Governo ou a Prefeitura, decretam.

A data só é válida para servidores públicos, ou seja, dia 28 de outubro não é considerado, legalmente, como feriado para trabalhadores da iniciativa privada.

O que abre e fecha no Dia do Servidor Público em SP?

Seguindo o decreto estadual e o anúncio da Prefeitura Municipal de São Paulo de que na Capital o Dia do Servidor Público também será ponto facultativo, o atendimento na AMAs/UBSs será feito das 7h às 19h, a frota de ônibus da cidade será a mesma dos dias úteis, e os parques estarão abertos.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, alguns serviços considerados essenciais ficarão de portas abertas, porém com horário de funcionamento alterado.

Saúde

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estarão abertos neste 28 de outubro as AMAs 12h, com horário de atendimento até 19h; AMAs e UBSs Integradas das 7h às 19h, inclusive para vacinação; Hospitais Municipais; Pronto-socorros Municipais; UPAs, SAMU e Hospitais Veterinários públicos.

Para conferir os endereços, clique aqui.

Transporte

Conforme a Prefeitura de São Paulo, toda a frota do sistema de transporte público municipal vai corresponder aos dias úteis.

Quanto aos postos de atendimento, a prefeitura informou que no Dia do Servidor Público o atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, este último das 6h às 22h. Enquanto o Posto Central e as lojas Metrô Jabaquara e Santana estarão fechados.

Para fazer a recarga do bilhete, basta usar um dos aplicativo que são credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único. Clique aqui para visualizar a relação. Depois de comprar, o usuário deve recarregar o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores dentro dos coletivos.

Diretos Humanos

No Dia do Servidor Público, estarão abertos atendendo normalmente:

  • Casa da Mulher Brasileira;
  • CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes);
  • Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua;
  • Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial;
  • Unidades do SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes);
  • SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social);
  • Centros de Acolhida,
  • CPAS (Coordenação de Pronto Atendimento Social);
  • Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos); Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa;
  • CCA (Centro para Criança e Adolescente) e CJ (Centro para Juventude);
  • CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo);
  • NCI (Núcleo de Convivência para Idosos), NAISPD (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência);
  • Centro Dia;
  • CRECI (Centro de Referência de Idoso);
  • Circo Social; SASF (Serviço de Assistência Social à Família), CCInter (Coordenação de Proteção Social Básica);
  • CDCM (Centro de defesa e de Convivência da Mulher), SPVV (Serviço de Proteção a Vítimas de Violência); MSE (Serviço de Medidas Socieducativas em Meio Aberto);
  • Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Parques e Centros Esportivos

Nesta sexta-feira, Dia do Servidor Público, considerado ponto facultativo em toda São Paulo, a prefeitura divulgou que os parques municipais naturais e urbanos estarão abertos normalmente. No entanto, o atendimento administrativo não terá expediente.

O mesmo vale para os Centros Esportivos que abrem para a prática de atividades físicas, mas sem atendimento no setor administrativo.

Veja abaixo o que fecha no Dia do Servidor Público em SP:

Vale lembrar que o Judiciário transferiu o Dia do Servidor Público desta sexta-feira, dia 28 de outubro, para o dia 31 de outubro para "emendar" com os feriados do dia 1º de Novembro, Dia de todos os santos, e Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro.

Conforme o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com a transferência o expediente será normal no Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, na próxima sexta-feira.

Agora confira abaixo os serviços que estarão fechados no Dia do Servidor Público, 28 de outubro, de acordo com a Prefeitura de São Paulo:

Posto de apoio à mulher

  • O Posto de Apoio à Mulher, que fica no mezanino do Terminal Sacomã, estará fechado nesses dias, assim como o Posto Central da SPTrans as lojas Jabaquara e Santana;

Trabalho

  • As praças de atendimento das 32 subprefeituras também ficarão fechadas na sexta-feira, dia 28 de outubro;
  • Rede de postos do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) e as unidades da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, nas zonas Leste e Norte da capital, não irão funcionar;
  • Os Teias da Ade Sampa, agência ligada a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho também permanecerão fechadas no Dia do Servidor Público;
  • O CAF (Centro de Atendimento da Fazenda) não abre as portas, nem os Telecentros, FAB LAB Livre SP e Descomplica SP.

Direitos Humanos e Assistência Social

  • Polo Cultural do Idoso;
  • Ouvidoria;
  • Procon da cidade de São Paulo;
  • Centros de Cidadania LGBTI+ e unidades móveis;
  • Posto avançado Pessoas Desaparecidas;
  • SAS (Supervisões de Assistência Social);
  • CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
  • CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social);
  • Centros POP, NPJ (Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico).
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes