Qual a melhor escola de samba do Rio de Janeiro de 2022? VOTE

Desfile das escolas de samba foi adiado para abril por conta da pandemia do covid-19.

Com desfiles de tirar o fôlego, a sexta-feira (22) e sábado (23) de quem ama carnaval é na Sapucaí ou na frente da televisão acompanhando tudo. O DCI reuniu os enredos de todas as competidoras que se apresentam nestes dois dias para você votar em qual a melhor escola de samba do Rio de Janeiro.

Qual a melhor escola de samba do Rio de Janeiro?

Em 2022, doze escolas de samba se apresentam no grupo especial do Rio de Janeiro. Qual a melhor escola de samba do Rio de Janeiro?

Vote!

Enredos das escolas que se apresentaram na sexta-feira (22)

O enredo da Imperatriz em 2022 é “Meninos, eu vivi… onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine”. Com direito a homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues, que se envolveu também com as escolas Salgueiro, Vila e Mocidade.

A Mangueira veio com o tema "Angenor, José & Laurindo", três figuras importantes da escola. Um dos principais nomes da Mangueira, Angenor foi eternizado com o título Cartola, o príncipe do princípio.

A Salgueiro focou seu enredo no tema da resistência, mostrando espaços do Rio de Janeiro que foram eternizados pela resistência da população negra, como o Morro do Salgueiro, a Praça Onze, entre outros.

A São Clemente escolheu homenagear o humorista Paulo Gustavo, que faleceu em maio de 2021 por conta de complicações da covid-19. O desfile contou com a participação da família do ator, além de muitos amigos do humorista.

A escolha de samba do Rio de Janeiro Viradouro fez um paralelo entre o carnaval de 1919, que aconteceu após a pandemia de gripe espanhola, e o carnaval de 2022, que volta a passarela após o covid-19.

E fechando as competidoras do primeiro dia de desfile, a Beija-Flor trouxe o samba enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, contando feitos importantes de personalidade negras.

Enredos das escolas que desfilam sábado (23)

No sábado, o público acompanha a Tuiuti com uma tema parecido com a da Beija-Flor, também mostrando importantes feitos de personalidades negras para a sociedade, além de falar de resistência e sabedoria.

A Portela falará da Baobá, uma árvore sagrada africana que testemunha a passagem do tempo e ancestralidade e que também criou raízes pelo continente americano.

Na Mocidade, a celebração é sobre Oxóssi e a história da escola. Já a Unidos da Tijuca contará a história do guaraná como elemento da tradição indígena.

O samba enredo da Grande Rio será “Fala, Majeté! As sete chaves de Exu” e da Vila Isabel focará no sambista Martinho da Vila com “Canta, canta minha gente! A Vila é de Martinho”. Qual a melhor escola de samba do Rio de Janeiro? Vote na enquete do DCI!

Escolas
Desfile da unidos da tijuca em 2017 e viviane araújo pela salgueiro em 2022 - foto: reprodução/instagram/@osambista

Beija Flor é a favorita do público em votação

O UOL também ficou interessado em descobrir qual a melhor escola de samba do Rio de Janeiro e publicou uma enquete para o público decidir quem se deu melhor no primeiro dia de desfile. Em primeiro lugar na votação aparece a Beija Flor, com 38,53% dos votos.

Em segundo lugar está a Mangueira com 28,93% e fechando o Top 3 vem a Salgueiro com 13,20%. Viradouro somou 12,40% dos votos, enquanto a Imperatriz e São Clemente ficaram na lanterna da lista, com 4,93% e 2%, respectivamente. As escolas que irão se apresentar neste sábado também devem ganhar uma enquete própria.

Melhor escola de samba do rio de janeiro
Enquete pergunta qual é a melhor escola de samba do rio de janeiro - foto: reprodução/instagram/@beijafloroficial

Escolas que mais venceram na história do carnaval do Rio

Portela é a escola de Samba do Rio de Janeiro com o melhor resultado nos desfiles. A instituição venceu 22 vezes desde que foi fundada, em 1923. A última vez que a escola usou a coroa de campeã foi em 2017.

A Portela é seguida pela Mangueira, que soma 20 títulos no total. A escola foi fundada quase uma década após a Portela, em 1932, e venceu pela última vez em 2019.

Em terceiro lugar como a escola de samba com o melhor resultado nas competições do Rio de Janeiro está a Beija-Flor, que já venceu 14 vezes. A Beija-Flor foi fundada em 1949 e venceu pela última vez em 2018.

A TV Globo exibe os desfiles na televisão aberta e também pela Globoplay. Assista:

No Title

O Carnaval voltou com TUDO e a Sapucaí mais ainda! 🎉 E para abrilhantar ainda mais a avenida, nosso time de comentaristas da TV Globo vai estar a todo vapor na nossa telinha! Eita, ansiedade! 😍 Se inscreva no canal e fique por dentro de tudo sobre a TV Globo: https://bit.ly/3D44r4u Nos acompanhe também em outras redes!

Leia também

Confira o horário dos desfiles do Carnaval 2022 de sexta e sábado

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes