Quando é o Dia de Reis em 2023 e o significado da celebração

A celebração faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica e é também conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor, já que marca a primeira manifestação de Cristo como Messias.

Em 2023, o Dia de Reis será celebrado nesta sexta-feira. Todos os anos o dia 6 de janeiro marca o encerramento das celebrações de Natal e a retirada das decorações natalinas das casas. No entanto, esse dia, que é o Dia de Reis, carrega consigo muitos significados para grande parte dos cristãos, motivo da data ser feriado em várias cidades. Mesmo após séculos de existência, a data carrega a importância de ser uma das festas folclóricas mais significativas para os religiosos.

Qual o significado do Dia de Reis?

De origem religiosa, a celebração do Dia de Reis foi instituído para lembrar a viagem dos reis magos, oriundos do Oriente, que percorrem longo caminho até o local onde encontrariam Jesus. Segundo o relato bíblico, esses homens foram guiados em seu trajeto por uma estrela, a chamada estrela de Belém, que serviu de referência no céu para eles. Essa história consta na Bíblia no livro de Mateus, no capítulo 2, porém o texto não concede detalhes quanto ao nome dos magos, nem quantos eram.

“E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”, diz o livro de São Mateus.

Para os católicos, o Dia de Reis é uma celebração que faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica, também conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor, já que marca a primeira manifestação de Cristo como Messias. A data se tornou popular aqui após ser trazida ao Brasil pelos portugueses e, hoje, recebe também o nome de Folia de Reis ou Reisado, e serve para relembrar e reproduzir a alegria vivida pelos reis magos com as boas-novas de que o Messias havia nascido.

Como são as celebrações do dia 6 de janeiro de 2023?

No Brasil, as manifestações populares que ocorrem no dia 6 de janeiro variam nas diferentes regiões do país. Em alguns lugares, fieis formam pequenos grupos musicais que percorrem as ruas cantando canções religiosas. Muitos dançarinos também participam e vestem roupas típicas para esse momento. Festejando o nascimento de Cristo, esses grupos caminham pela cidade e batem de porta em porta cantando canções e recebendo doações, principalmente de alimentos.

É comum que os grupos musicais que participam das celebrações pelo Dia de Reis sejam chamados de Terno de Reis. Eles são formados por três músicos que usam instrumentos como o violão, a viola, a gaita, o tambor e o violino ou rabeca. Outros instrumentos como reco-reco, acordeões, sanfonas e pandeiros também são usados.

As celebrações tomam conta das ruas de muitas cidades brasileiras onde são promovidos desfiles com a participação de pessoas carregando estandartes ou bandeiras e usando roupas bastante coloridas. Geralmente as festividades são encerradas com a celebração de missas. A tradição ainda é bastante comum na Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Personagens principais do Dia de Reis

Apesar do texto bíblico não detalhar quantos eram os reis magos, nem a origem deles, assim como o nome deles, a quantidade de presentes oferecida ao menino Jesus popularizou a compreensão de que eles formavam um grupo de três homens.

Ao presentearem o recém-nascido com ouro, incenso e mirra, produtos de alto valor na sociedade da época, os itens também demonstram e simbolizam, segundo a narrativa cristã, que Deus provê tudo o que é necessário para a subsistência de seus fiéis, por isso guiou esses homens através da estrela de Belém até Jesus.

Música típica do Dia de Reis

Ao percorrem ruas e casas celebrando o nascimento do menino Jesus, os celebrantes do Dia de Reis costumam reproduzir cantigas folclóricas bastante antigas. Confira a letra de uma delas e a mensagem de celebração do nascimento de Cristo.

“Porta aberta, luz acesa

Sinal de muita alegria

Entra eu, entra meu terno

Entra toda a companhia

Graças a Deus já vimos

Sua casa iluminar

Já que nos abriram a porta

Falta nos fazer passar

Este é o primeiro verso

Que nesta casa eu canto

Em nome de Deus começo

Padre, Filho Espírito Santo

Estes três Reis por serem santos

Que saíram a caminhar

Procurando Jesus Cristo

Nesta casa vieram achar”

 

Leia também:

Simpatias de Dia de Reis

salmos e versículos bíblicos de Ano Novo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes