Quando termina o verão de 2022 no Brasil

O verão deste ano está acabando e no dia 20 de março começa o outono

O verão começou no dia 21 de dezembro de 2021 e já está chegando ao fim. Este ano, em especial, o Brasil está passando por situações extremas de muito calor em alguns locais e muita chuva em outros. No outono, a próxima estação, isso deve mudar, já que o tempo tende a esfriar em boa parte do país e as chuvas devem diminuir, principalmente no sudeste. Saiba quando termina o verão de 2022 e como serão as próximas estações no Brasil.

Confira também quando começa o verão 2023

Quando termina o verão de 2022?

Em 2022, o verão termina no dia 20 de março. Marcada pelo fenômeno La Niña, a estação mais quente do ano teve muitos extremos em praticamente todo o país. Na região sul, a estiagem e as altas temperaturas deram o tom do verão. Já no sudeste, o excesso de chuvas foi a marca da estação.

Quando começa o outono - quando termina o verão 2022

Sendo a estação que vem logo após o fim do verão, o outono de 2022 começa também no dia 20 de março, exatamente quando termina a estação mais quente no hemisfério sul. Segundo as previsões meteorológicas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o La Nina seguirá até meados de maio, ou seja, até o outono.

No Rio Grande do Sul e em boa parte da Argentina e do Uruguai, a tendência é de que as temperaturas continuem acima da média, especialmente no centro-oeste e no sul do estado. As chuvas devem continuar escassas até maio. Regiões de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e Acre também terão pouca ocorrência de chuva no outono.

No entanto, o frio deve chegar mais cedo este ano nos estados do sul do país. Já no Norte e no Nordeste, o calor ficará acima da média durante o período. O outono de 2022 vai até junho.

Quando começa o outono
Estação do ano - outono - foto: david geib/ pexels

Quando começa o inverno

Já o inverno de 2022 começará no dia 21 de junho e as previsões dão conta de que, em algumas regiões, a estação será parecida com o que ocorreu em 2021. Ainda não há previsões concretas para o tempo da estação, mas o frio deve marcar a estação, especialmente no sudeste e o sul do Brasil. Segundo especialistas, há condições para que o fenômeno El Niño também ocorra este ano, a partir do segundo semestre.

Quando começa a primavera

A primavera, este ano, terá início no dia 22 de setembro, data em que termina o inverno no país. Para 2022, a previsão é de que a estação deve ser quente, assim como ocorreu em 2021. Sendo assim, portanto, a partir do outono, as temperaturas e chuvas tendem a ter as mesmas características de 2021.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes