Ramadan: o que significa e por que precisa fazer jejum?

O Ramadan envolve um mês de jejum – os crentes participantes não comem ou bebem nada durante o dia – e oração.

Ramadan, o que significa? é o nome árabe do nono mês do calendário islâmico. Este é um mês de intensa oração, jejum do amanhecer ao anoitecer e festas noturnas. O período é considerado um dos meses islâmicos mais sagrados. É também um dos Cinco Pilares do Islã, onde os muçulmanos acreditam serem atos compulsórios ordenados por Deus. As informações são da BBC.

Os muçulmanos acreditam que alguns dos primeiros versos do livro sagrado islâmico, o Alcorão, foram revelados ao Profeta Muhammad durante o mês do Ramadã. Ênfase extra é colocada em recitar o Alcorão nesta época.

O jejum é considerado um ato de adoração, que permite aos muçulmanos se sentirem mais próximos de Deus e fortalecer sua saúde espiritual.

A data de início do Ramadã para 2021 começou na segunda-feira, 12 de abril, após o avistamento da lua sobre Meca, e marcará o segundo Ramadã ocorrendo à sombra do coronavírus.

Jejum intermitente: descubra os segredos desta prática milenar

Como funciona o Ramadan e o que significa?

Os muçulmanos observadores se abstêm de comer e beber do amanhecer ao anoitecer durante todo o mês do Ramadã, com um único gole de água ou uma baforada de cigarro considerada suficiente para invalidar o jejum.

Os estudiosos muçulmanos dizem que não é suficiente apenas evitar comidas e bebidas durante o dia, no entanto. Os cônjuges devem se abster de relações sexuais durante o dia, e os muçulmanos não devem se envolver em violência no trânsito, praguejar, brigar ou fofocar.

Os muçulmanos também são encorajados a observar as cinco orações diárias na hora certa e a usar seu tempo ocioso antes de quebrar o jejum ao pôr do sol para recitar o Alcorão e intensificar a lembrança de Deus.

Para se preparar para o jejum, os muçulmanos comem o que é comumente chamado de "suhoor", uma refeição de alimentos energéticos antes do amanhecer para sobreviver ao dia.

Os muçulmanos tradicionalmente quebram o jejum como o profeta Maomé fez há cerca de 1.400 anos, com um gole de água e algumas datas ao pôr do sol. O primeiro gole de água é de longe o momento mais esperado do dia.

Por que é feito o jejum?

O jejum durante o Ramadã é um dos cinco pilares do Islã, junto com a declaração de fé muçulmana, a oração diária, a caridade e a peregrinação do hajj em Meca.

O jejum tem como objetivo aproximar os fiéis de Deus e lembrá-los do sofrimento dos menos afortunados. Os muçulmanos costumam doar para instituições de caridade durante o mês e alimentar os famintos.

O jejum é um exercício de autodomínio. É visto como uma forma de desintoxicar física e espiritualmente, chutando impulsos como o café da manhã, fumar e lanches do meio-dia.

Todo mundo jejua?

Nem todo mundo jejua durante o Ramadã. Crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas doentes ou em viagem não precisam de jejuar.

Quando é o Ramadã?

O calendário islâmico segue o calendário lunar de 12 meses. Cada mês começa com a lua crescente e dura 29 ou 30 dias.

O mês do Ramadã começa com o primeiro avistamento da lua nova. No passado, isso era feito a olho nu, mas nos últimos anos, telescópios e tecnologia foram usados.

Foto do alcorão
Livro sagrado islâmico, o alcorão - foto: pixabay

Qual é o significado da palavra Ramadã?

A palavra Ramadan é derivada da palavra árabe Ramidha رَمِضَ ou Ar-Ramad الرَمَضُ. Significa um calor intenso e abrasador. Também é derivado da palavra Ramdha الرمضاء, que significa areia cozida pelo sol. Os árabes costumavam chamar a terra que é aquecida pelo sol de الارضُ الرمضاءُ.

O Ramadã recebeu esse nome porque queima os pecados dos crentes. Assim como o sol escaldante evapora a água da superfície do solo, o Ramadã queima os pecados de alguém.

Esse calor espiritual nos purifica e nos molda para sermos seres humanos melhores.

O que significa as palavras Ramadan Mubarak?

Então, como você deseja às pessoas um feliz Ramadã? Isso é o que significa Ramadan Murbarak e outras frases relacionadas ao mês islâmico.

' Ramadan Mubarak ' é traduzido da palavra árabe que significa 'abençoado' - a frase, portanto, significa 'abençoado Ramadã '. Muitas vezes, pode ser usado para desejar a alguém um feliz Ramadã

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes