Como economizar dinheiro ganhando pouco? Confira dicas que funcionam

Mesmo que não esteja sobrando muito dinheiro é possível começar a guardar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se a receita está no limite, pode ser difícil pensar que dá para economizar dinheiro mesmo ganhando pouco, mas nesses casos é preciso ter ainda mais disciplina, organização e criatividade. Considere que não é o valor economizado que conta, mas a frequência com que você guarda e a forma como cuida do seu dinheiro.

Economizar  dinheiro mesmo ganhando pouco pode ser um grande desafio, mas há alguns pontos que precisam ser seguidos para facilitar a tarefa. Quanto mais você estudar sobre o assunto e colocar em prática algumas ações, mais simples ficará.

 

Crie o hábito de economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

 

Considere que guardar dinheiro é como praticar exercício físico! Precisa se tornar um hábito para começar a dar resultados. Além disso, não é de uma hora para a outra que os hábitos se fazem. É preciso persistência, mesmo que seja um pouquinho por vez. Daqui um ano, vai fazer toda diferença ter começado hoje.

É importante, porém, considerar que se você tiver dívidas, o esforço inicial deve ser no sentido de quitá-las. Não faz sentido começar a guardar e deixar os juros correrem soltos.

O professor da FECAP e especialista em Administração Financeira e Finanças Pessoais Márcio Wu explica que  “Nenhum rendimento é maior do que as taxas de cartão de crédito ou do cheque especial”.

 

Imagem: reprodução / Unsplash

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

6 dicas para organizar as finanças e economizar ganhando pouco

 

Algumas ações podem facilitar muito a organização da sua vida financeira, assim como te ajudar a criar o hábito de economizar dinheiro mesmo ganhando pouco. Confira a seguir:

 

1. Conheça suas receitas e despesas

 

Essa é a dica principal, já que ninguém consegue poupar sem entender para onde o dinheiro está indo. Abra uma planilha, use um aplicativo ou anote num papel as suas despesas e receitas fixas. Elas são fundamentais para saber com o quê você está ganhando de forma contínua.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Depois, anote e perceba as despesas variáveis. Será que os seus gastos com cafezinho ou blusinhas estão te impedindo de economizar dinheiro? “A primeira coisa é entender de onde vem o seu dinheiro e para onde ele vai. Faça um detalhamento e diagnóstico dos seus gastos pessoais ou familiares”, explica o professor Wu.

2. Corte e substitua despesas

 

Depois de conhecer suas receitas e gastos, verifique quais delas podem ser cortadas ou substituídas. Para economizar dinheiro ganhando pouco, você deve “passar um pente fino” em absolutamente tudo que não for essencial. Pode ser que você esteja gastando mais do que o necessário em uma conta de celular por exemplo ou em uma assinatura de revista. Que tal cortar o que não está usando e poupar com essas coisas?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Certamente há gastos que não podem ser cortados, mas pode ser que eles possam ser substituídos. Por exemplo, se você gasta demais pedindo pizza naquele lugar caro, pode ser que esteja na hora de testar outras possibilidades ou até cozinhar mais em casa mesmo.

Essas substituições serão muito importantes para que você possa economizar dinheiro mesmo ganhando pouco.

 

3. Crie metas para economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

 

É importante ter metas quando você começa a adquirir o hábito de poupar. Quem economiza sem objetivos facilmente tenderá a se perder na primeira dificuldade. “Poupar sem isso em mente é muito difícil. É preciso uma motivação para economizar. Imponha-se uma meta”, ressalta o professor Wu.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por isso, anote os objetivos de curto, médio e longo prazos. Pode ser, por exemplo, que você queira formar uma reserva de emergência e ela pode ser construída ao longo do tempo, mesmo que você tenha que economizar dinheiro ganhando pouco.

 

4. Consuma de forma consciente

 

Se você está ganhando menos do que gostaria ou precisaria é fundamental adequar o consumo. Quem tem um padrão de vida menor do que aquele que poderia ter normalmente é quem consegue melhores resultados na hora de guardar.

Verifique como anda seu consumo e pense duas vezes se realmente é necessário adquirir determinados itens. Você pode perceber que precisa de muito menos do que achava precisar.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

5. Procure renda extra

 

Outro ponto importante para quem quer começar a economizar dinheiro ganhando pouco é que não há dá para fazer milagres em alguns casos. Se a receita mal dá para pagar as contas é preciso pensar em alternativas para obter renda extra. A internet, aliás, pode ser uma ótima ferramenta.

O que você poderia oferecer hoje para ganhar um dinheiro a mais? Existe algo que você faça bem e poderia oferecer às pessoas? Valem, por exemplo, desde dotes culinários, até aulas de dança ou idiomas e serviços de pet sitter.

 

6. Mantenha a frequência

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Finalmente, para economizar dinheiro mesmo ganhando pouco é preciso manter a frequência. Ou seja, poupe sempre mesmo que seja bem pouquinho por vez. Ao longo do tempo tudo que for economizado fará grande diferença! Lembre-se também de não colocar o dinheiro debaixo do colchão, é preciso deixá-lo investido para que não perca valor.

Informar Erro
finanças
Comentários (0)
Comentar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -