Confira 5 maneiras para ganhar dinheiro na internet

Para quem tem um pequeno negócio, deseja começar um, ou apenas quer garantir uma renda extra nesse momento reunimos uma série de dicas de como ganhar dinheiro na internet. Para isso entrevistamos Lilian Alves, designer e coordenadora de comunicações.

Para quem tem um pequeno negócio, deseja começar um ou apenas quer garantir uma renda extra nesse momento, reunimos uma série de dicas de como ganhar dinheiro na internet. Para isso entrevistamos Lilian Alves, designer e coordenadora de comunicações.

A internet é essencial manter negócios, e com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, este meio ganhou ainda mais destaque. Restaurantes e lojas tiveram que, por um tempo, manter o atendimento exclusivamente via online. O uso das redes sociais passou a ser mais intenso e profissionalizado. 

1. Aposte nas lojas virtuais para ganhar dinheiro na internet

 ganhar dinheiro na internet

Para quem tem ou está começando um pequeno negócio e não tem afinidade com internet, pode apostar em plataformas como Mercado Livre e Elo7 para expor seus produtos, “porque elas acabam alavancando o negócio e a pessoa consegue experiência” diz Lilian Alves. Mas o ideal é que empreendedor busque obter conhecimento acerca do assunto, através de um curso online gratuito, por exemplo. E a partir disso “montar a própria página e ter um atendimento mais profissional” sugere Alves, já que esses sites podem cobrar taxas.

A designer indica que as pessoas do ramo façam uso da ferramenta Marketplace do Facebook e tenham um WhatsApp Business para se comunicar com os clientes. Conversar por contas pessoais não é profissional. Não é preciso criar um site, “hoje o site não está em alta para pequenos negócios” diz ela, e continua “redes sociais como Facebook e Instagram conseguem suportar esse tipo de produto”. Afinal, muitas pessoas trabalham sozinhas, por isso é considerável usar meios que possam administrar com frequência e facilidade.

Como agir nas redes sociais

É recomendado postar ao menos uma vez ao dia nas redes sociais para que mais pessoas visualizem o produto ofertado. É uma maneira de aumentar o alcance dos posts sem precisar pagar. Nessas postagens, as fotos devem ser bem tiradas. Um dica é fotografar em frente à uma parede de cor única e próximo à uma janela, para ter boa iluminação. Lilian Alves afirma que os dados da venda devem ser claros, é preciso descrever o horário de funcionamento, preços, taxa de entrega e detalhes do que está sendo ofertado. “Quanto mais claras as informações tiverem, melhor para todo mundo” diz ela, “muita vezes [os vendedores] divulgam o produto e não colocam o valor, e as pessoas se irritam”.

Divulgar os itens em grupos da região onde o negócio está localizado também é igualmente recomendado para ganhar dinheiro na internet.

A realização de sorteios pode parecer atrativa, mas “o que a gente nota é que logo depois do sorteio cai o número de novos seguidores” conta a especialista. A prática não garante usuários dispostos a interagir e consumir. “O ideal é o esquema de parceria com outros negócios”, em que um divulga o produto do outro, para atrair pessoas realmente interessadas nos produtos.

2. Vender produtos usados

 ganhar dinheiro na internet

Para ganhar dinheiro na internet, uma opção é anunciar roupas, eletrônicos, jogos e outros itens que não se usa mais e que estejam em bom estado.

A dica é anunciá-los em sites como Mercado Livre, OLX, Enjoei e próprio Marketplace do Facebook. Lilian diz que a pessoa deve se cadastrar em vários sites, aproveitando que o processo é gratuito. Mas é necessário tomar cuidado com golpes, manter uma conversa clara com possíveis compradores é importante.

Para publicar o anúncio é essencial ter boa fotos, conforme dica já citada. Imagens borradas e escuras podem afastar compradores.

3. Festa na caixa para ganhar dinheiro na internet

 ganhar dinheiro na internet

Como ganhar dinheiro com festa na caixa (@delicinhasnacaixa/Instagram)

“Festa na caixa” são kits com comes e bebes em pequena quantidade feitos para datas comemorativas. Esses produtos tem feito sucesso na quarentena. Já que não é possível dar uma festa de aniversário para muitas pessoas, essa é uma boa opção para marcar o dia. É válido também para outras comemorações, na quarentena já passamos pelo dia das mães, pelo dia dos namorados e pela festa junina. Em todas elas, houve variados perfis oferecendo festas intimistas em caixas decoradas em diferentes regiões.

Além de quem resolveu produzir e vender esse produto para garantir renda extra, Lilian aponta que a opção também é interessante para padarias e restaurantes. “É uma ótima oportunidade para explorar outros meios, novos produtos” diz ela, “acho que é uma coisa que vai ficar depois da quarentena”.

Para a divulgação também é recomendado o uso das redes sociais, da maneira que já foi explicada, e utilizar o WhatsApp Business conversar com os clientes.

4. Freelancer é uma opção para ganhar dinheiro na internet

 ganhar dinheiro na internet

Alves diz que o primeiro passo para conseguir trabalhos como freelancer é criar um portfólio. Caso ainda não tenha tido nenhum cliente “não tem problema montar o portfólio com estudos” afirma. Dá o exemplo da sua área de design; o profissional pode fazer o estudo sobre uma marca famosa e indicar no documento do que se trata. Posteriormente, com esse item pronto, a pessoa pode começar a oferecer o seu trabalho para pequenas empresas através da internet.

No início será necessária essa ação de procurar negócio por négocio, entrar em contato com várias empresas. Mas com o tempo e alguns trabalhos já realizados “você passa a não precisar mais divulgar, você passa a depender da indicação, de networking” afirma.

Também é possível se cadastrar em plataformas como Freelancer.com.br, 99 freelas e Workana, que anunciam vagas para esse tipo de trabalho em áreas como tradução, programação, design, social media, marketing e redação.

5. Ganhe dinheiro respondendo questionários

 ganhar dinheiro na internet

Não pretende criar um negócio e já vendeu os itens que não usa mais? Outra opção de como ganhar dinheiro na internet é respondendo pesquisas. Para isso é necessário se cadastrar em sites como Toluna, Survey Pronto, LifePoints, My Iyo, The Panel Station e GlobalTestMarket.

Com o cadastro realizado, os usuários recebem e-mail ou acessam um link para responder pesquisas. As quais costumam ser de marcas que pretendem avaliar seus produtos e portanto aumentar as chances de sucesso.

Normalmente as pessoas ganham pontos por cada questionário respondido e futuramente podem converter à pontuação em dinheiro, por meio do Paypal. Cada site tem um sistema próprio para essa conversão. Em alguns casos os pontos podem ser trocados por produtos ofertados pelas empresas correspondentes.

Então veja também

Informar Erro

- continue lendo -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes