Aprenda a receita de Chipa, o pão de queijo paraguaio

Chipa é um tipo de pãozinho assado com sabor de queijo

Chipa é um tipo de pãozinho assado com sabor de queijo, um lanche popular e muito servido no café da manhã no Paraguai, Nordeste da Argentina e no estado de Mato Grosso do Sul. A iguaria tem origem  nas missões jesuítas, juntando tradições indígenas a europeias, e lembra muito o pão de queijo brasileiro. Então aprende a receita de chipa.

Chipa é definitivamente uma instituição nacional no Paraguai . Aliás, a palavra chipa vem da língua guarani e significa bolo ou pão. O guarani é a língua falada por 70% da população paraguaia, mas o termo também se refere à moeda e à etnia paraguaia.

Há várias versões do biscoito, mas uma coisa é certa: a receita tradicional de chipa não contém fermento nem bicarbonato de sódio.

Sopa paraguaia: aprenda a receita tradicional  

Receita de Chipa

  • 500 g de polvilho doce
  • 3 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado fino (cerca de 400 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente ou 1 xícara de óleo

Como preparar a chipa  

  1. Pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Forre 2 assadeiras retangulares grandes com papel manteiga. (Se as assadeiras forem antiaderentes, não precisa forrar.)
  2. Numa tigela, bata levemente os ovos com um garfo – apenas para misturar.
  3. Numa tigela grande, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse com as mãos, até formar uma farofa grossa.
  4. Adicione metade do leite e amasse novamente. Vá adicionando o restante aos pouco e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos. Atenção: talvez você não precise colocar todo o leite; caso passe do ponto, e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho.
  5. Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso haja necessidade. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue.
  6. Faça a bolinha com as mãos e, em seguida, enrole na bancada limpa, com movimento de vaivém, até formar um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Em seguida, transfira para a assadeira e dê o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa.
  7. Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.
Screenshot 104
Dê o formato de ferradura a sua chipa. (foto: reprodução)

Informações nutricionais (por porção): 214 calorias, 11,2 g de gordura total (6,4 g de gordura saturada, 0,7 g de gordura poli-insaturada, 3,1 g de gordura monoinsaturada), 80,4 mg de colesterol, 386 mg de sódio, 75,3 mg de potássio, 22,7 g de carboidratos totais (0,7 g na dieta fibra, 0,7g de açúcares), 5,9g de proteína

Assista o passo a passo:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes