Aveioca: aprenda a fazer esse prato funcional

Conheça a aveioca, uma opção saudável de lanche

A aveioca é um lanche mais saudável e funcional que vai pode ser incluído na sua rotina de formas variadas. Seja para café-da-manhã, lanche da tarde ou até mesmo um jantarzinho.

Mas, o que é a aveioca e quais são as principais propriedades dessa refeição? Calma, nós vamos te ajudar a entender melhor.

O DCI preparou um post completo sobre esse lanche, receitas e dicas para incrementá-lo. Vem com a gente!

 

Aveioca
Imagem: unsplash

Aveioca: o que é e benefícios

A aveioca é uma opção alternativa à crepioca ou à tapioca. É uma opção nutritiva que pode ser feita para o café da manhã ou outras refeições.

Mas qual é a melhor das três opções? Bom, é claro que não se pode dizer qual das três opções é melhor para você. Essa informação deve vir exclusivamente do seu nutricionista, que fará uma avaliação completa para você.

Mas, a aveioca é considerada mais nutritiva do que a crepioca e a tapioca. Isso porque a aveia tem mais fibras do que os ingredientes encontrados nas duas outras opções.

Além disso, a aveioca tem uma absorção mais lente e isso contribui para uma saciedade mais longa. Ou seja, você vai demorar mais para sentir fome.

Outro ponto importante sobre a aveioca é a forma como ela auxilia na melhora do funcionamento do intestino.

Receita de aveioca

Para fazer um crepe de aveioca, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres de sopa de água morna;
  • Sal a gosto;
  • Temperos a gosto.

Isso mesmo, são poucos ingredientes, mas que formam um alimento com ótimos benefícios nutricionais. Você pode substituir o sal por outros temperos ou não adicionar, fica a seu critério.

Modo de preparo da aveioca

Para preparar, basta seguir os passos:

  1. Coloque a aveia e a água morna em um recipiente e deixe descansar por pelo menos 5 minutos;
  2. Junte o ovo e os temperos;
  3. Bata a mistura até ficar homogênea;
  4. Leve ao fogo com um fio de azeite ou manteiga ghee.

Então, o seu crepe de aveioca está pronto com esses poucos passos. Se você preferir, pode adicionar alguns recheios para dar uma diferenciada no sabor e variar, não é mesmo?

Dicas de recheio para a aveioca

Agora que a base do prato está pronta, você pode optar por alguns recheios para trazer um sabor a mais e sair da rotina. Doce ou salgado, não importa, você pode usar a criatividade e deixar o lanche mais potente.

Por isso, selecionamos algumas dicas de recheio que vão muito bem com a aveioca:

Gergelim

Não é bem um recheio, mas acrescentar o gergelim na hora do preparo da aveioca é uma ótima opção para deixar o lanche com um sabor especial.

Além disso, é uma opção mais saudável para sair da rotina.

Queijo

Outra dica é usar o queijo para incrementar a aveioca. Assim, você tem uma receita salgada que pode ser aproveitada para um lanche da tarde ou o jantar.

Banana

A combinação de banana e aveia é muito famosa, não é mesmo? E não poderia ser diferente com a aveioca. Uma opção doce que pode ser incrementada com um pouco de mel.

Aveioca de banana
Imagem: pixabay

Chocolate

Uma opção não tão saudável assim. O chocolate pode transformar a aveioca em uma refeição doce. Para deixar o prato mais saudável, opte por cacau 100%.

Peito de peru

Uma outra opção é o peito de peru. Misturado com queijo, ele forma uma espécie de misto de crepioca. Perfeito para o café da manhã.

Frango

Para quem quer uma aveioca funcional mais potente, apostar no frango é não errar. Você pode usar esse recheio para um jantar, por exemplo. Frango desfiado com um pouco de requeijão é uma ótima opção para incrementar o prato.

Patê de atum

Outra opção é o patê de atum. Também indicado para o jantar, esse recheio traz diversos benefícios para a saúde e torna o prato mais gostoso.

 

Assim, você tem várias opções para montar a sua aveioca e fazer aquela refeição saudável e deliciosa. Com a variedade de recheios, você pode sair um pouco da rotina para não enjoar.

Seja para o café da manhã ou outra refeição, a aveioca é uma ótima pedida! Aproveite para conhecer 5 receitas nutritivas de crepioca para incrementar a sua dieta!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes