4 receitas do que pode substituir o peru na ceia de Natal

Outras carnes podem ser servidas na noite de Natal, frango é a opção mais barata

A ceia de Natal é uma tradição em todo o mundo, mas o fato é que as carnes mais usadas na ocasião podem custar caro e pesar no bolso de quem tem baixa renda. Nessa época do ano, inclusive, é comum que os supermercados aumentem o preço de produtos usados nas festas de Natal e Ano Novo. Por isso, quem precisa economizar na carne que será servida na ceia pode usar outras opções de carne.

O que fazer para substituir o peru na ceia de Natal?

Considerando o alto preço do peru, quem pretende substituir a ave na ceia de Natal pode preparar receitas mais baratas e dignas de um jantar especial. Há algumas alternativas saborosas, como frango, peixe ou carne de porco.

A carne de frango é amplamente consumida no Brasil e é a mais barata da lista, mas é possível preparar a ave de uma forma diferente para garantir que terá um sabor especial para a ceia de Natal. O mesmo ocorre com as outras carnes. Entre os peixes, a opção mais barata costuma ser a tilápia, mas aqui vale a dica de procurar supermercados que ofereçam preços mais baixos e promoções.

Outra opção que costuma ser consumida no Natal é o tender. No entanto, essa carne é menos saudável que as anteriores e isso deve ser levado em conta. O tender é uma carne de pernil embutida, feita com bastante sal e depois defumada e, portanto, tem grande quantidade de sódio e gordura. Por isso, não é recomendado para pessoas que fazem dieta.

Frango assado natalino

Com o preço do Peru nas alturas, a dica é fazer o tradicional frango assado com temperos diferentes. Assim, a ave não fica com cara de um almoço tradicional. Veja essa receita para a ceia de Natal:

Frango assado ceia de natal
O frango assado ganha um tempero especial para a ceia de natal. Foto: laury raiken/pixabay

Ingredientes

- 1 frango inteiro

- 1 kg (ou 10 unidades) de batatas médias

- 700g de manteiga ou margarina

- 5 colheres de sopa de azeite

- Um punhado de alecrim

- Suco de um limão

- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas cortadas em rodelas pelo tempo suficiente para que fiquem cozidas, mas firmes. Reserve. Faça uma pasta com a manteiga e os temperos, esfregue no frango e deixe na geladeira de um dia para o outro. Leve o frango ao forno em temperatura média por cerca de 50 minutos em uma assadeira coberta com papel alumínio. Depois, retire o frango do forno e coloque as batatas ao redor. Regue com azeite e volte a assar por mais 30 minutos.

Tilápia assada para a ceia de Natal

A tilápia é um dos peixes mais em conta no mercado, e além de saudável é um excelente substituto para o bacalhau, por exemplo, que é um peixe mais caro. Confira essa tilápia assada para fazer no Natal:

Peixe assado
A tilápia é um dos peixes mais baratos do mercado. Foto: ruslan khmelevsky/pexels

Ingredientes

- 1 kg de filé de tilápia

- 1 abobrinha média

- 2 batatas médias

- 1 cebola grande

- 1 cenoura grande

- 2 pimentões vermelhos

- 2 tomates

- 2 colheres de azeite

- 2 dentes de alho picados

- Suco de um limão

- Sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Tempere os filés de peixe com sal, limão, alho e pimenta do reino. Reserve por 30 minutos para que o tempero possa pegar bem na tilápia. Enquanto isso, corte os legumes em rodelas finas de mais ou menos 1 centímetro cada. Forre o fundo de uma assadeira com a abobrinha a cenoura e as batatas e vá fazendo camadas intercalando a tilápia, os pimentões, a cebola e os tomates.

Finalize com o peixe, regue com azeite e acrescente o cheiro verde. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em temperatura média por 20 minutos. Depois, retire o papel alumínio e volte ao forno por mais 10 minutos para dourar o peixe.

Lombo assado rápido

Apesar de ser carne de porco, o lombo tem pouca gordura, mas por outro lado tem muito sabor. Essa receita é fácil e rápida, leva poucos ingredientes e tem até molho. Confira:

Lombo assado
Lombo fácil é saboroso e uma ótima escolha para a ceia de natal. Foto: alessandro piccoli/pixabay

Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de suco de laranja

- 1 colher (chá) de sal

- 1 dente de alho picado

- 1 cebola ralada

- 1 colher (sopa) de orégano

- 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

- 1 kg de lombo de porco

- 1 xícara (chá) de água

- 1/2 xícara (chá) de maionese

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o suco de laranja, o sal, o alho, a cebola, o orégano e o cheiro-verde. Faça pequenos furos no lombo com uma faca afiada e coloque em um recipiente grande com a mistura, reserve por duas horas na geladeira e vá virando de vez em quando.

Depois, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus coberto com papel alumínio por cerca de 40 minutos. Retire o papel alumínio e volte ao forno por mais 30 minutos ou até dourar o lombo. Depois, fatie a carne e passe para uma travessa de servir.

Acrescente a maionese ao caldo que ficou no fundo da assadeira e cozinhe em uma panela até formar um molho homogêneo e depois jogue por cima da carne.

Tender com molho de mostarda e mel

O tender é uma tradição na ceia de Natal de muitas famílias e, embora não seja uma das carnes mais baratas do mercado, é muito saborosa e costuma fazer muito sucesso. Veja a receita de tender com molho de mostarda e mel:

Tender
O tender é tradicional, mas pode ser feito com temperos diferentes. Foto: pixabay

Ingredientes

- 1 tender

- 2 colheres (sopa) de mostarda

- 3 colheres (sopa) de mel

- Uva Itália (cerca de 15 unidades)

- 1 manga média cortada em cubos

- Cravo-da-índia para decorar

- Cheiro verde picado

Modo de preparo

O tender já vem temperado e, por isso, essa receita é muito simples. Misture o mel e a mostarda e reserve. Faça cortes na carne para que o tempero penetre e espete os cravos-da-índia. Passe o molho no tender, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos. Durante o tempo de forno, vá regando o tender com o caldo, para não ressecar a carne. Retire o papel alumínio, coloque as frutas e retorne ao forno por mais 10 minutos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes