Receitas baratas para uma ceia de Natal simples em 2022

É possível fazer uma ceia com pouco dinheiro e agradar seus convidados; veja cardápio completo

Para ser inesquecível, a ceia de Natal não precisa ser sofisticada (nem cara). É possível receber os familiares e amigos para uma noite feliz com pratos simples, mas muito saborosos. Uma saída, por exemplo, é substituir o peru, chester ou tender por frango e preparar uma sobremesa que não leva muitos ingredientes.

Pensando nisso, preparamos uma sugestão de cardápio completo (da entrada à sobremesa) para a noite de Natal para você arrasar sem gastar muito. Nessa lista, tudo é simples e fácil de fazer, mas com certeza seus convidados vão sair muito satisfeitos e você vai receber muitos elogios. Veja como preparar a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Como economizar na ceia de Natal de 2022?

Antes de entrarmos em ideias mais em conta para o jantar de fim de ano, precisamos falar sobre seu orçamento para o Natal. Definir um orçamento para as festas é a melhor maneira de controlar os gastos. Além de definir uma quantia em dinheiro para gastar em presentes, cartões, enfeites e roupas, você precisa determinar quanto dinheiro gastar na ceia de Natal.

Se você já usa um orçamento mensal para controlar suas despesas, está a um passo na direção certa! Além disso, se você criar um fundo de amortização para o Natal nos meses que antecedem o feriado, já deve ter economizado o dinheiro que pretende gastar nesta temporada de férias. Conseguir um salto antecipado nas férias é a melhor maneira de garantir que você não gaste demais.

Dito isto, se você ainda não tem um orçamento de Natal, não é tarde para começar! Entre no caminho certo agora - e até mesmo comece no próximo ano - com meus Imprimíveis de Orçamento de Natal . Com um plano sólido, você pode comemorar as festas de fim de ano sem se endividar !

Quando se trata de fazer um menu econômico para a ceia de Natal, isso pode ser feito de duas maneiras: Clássica ou Criativa.

Se você precisa de ideias para fazer o Natal com orçamento limitado, conselhos sobre como planejar uma festa de fim de ano acessível ou está procurando apenas algumas dicas sobre comidas para o jantar de Natal, veja o que separamos a seguir.

Salada de folhas com molho de iogurte para uma ceia de Natal simples

A chave para tornar o jantar de Natal barato é usar receitas de baixo custo que exigem ingredientes acessíveis. Nossas ideias sobre como criar um jantar de Natal impressionante, mas barato, ajudarão você a manter seu orçamento nesta temporada de festas!

Salada de folhas com molho de iogurte para uma ceia de natal simples 
A salada de folhas é uma ótima opção de entrada. Foto: karolina grabowska/pexels

Para começar, que tal servir uma salada simples e gostosa como entrada? Além de não custar caro, a salada é uma opção saudável para a ceia de Natal. Essa receita leva um delicioso molho de iogurte. Confira:

Ingredientes da Salada para uma ceia de Natal simples 

- 2 xícaras (chá) de alface roxa

- 2 xícaras (chá) de alface americana

- 2 xícaras (chá) de rúcula

- 1 xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio

- ½ xícara (chá) de cebola roxa picadinha

- 1 xícara (chá) de cenoura ralada

- 2 colheres (sopa) de amendoim sem casca

Molho da salada

- 1 pote de iogurte natural desnatado

- 2 colheres (sopa) de suco de limão

- 2 colheres (sopa) de azeite

- 1 colher (chá) de orégano

- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino

- Sal a gosto

- 2 dentes de alho picadinhos

Como fazer

Em uma saladeira, misture todos os ingredientes da salada e reserve. Em uma tigela, misture os ingredientes do molho e, na hora de servir, jogue por cima da salada. Se o amendoim for salgado, tenha cautela na hora de temperar o molho, para não exagerar.

Arroz com ervilha

Ceia de natal
O arroz com ervilha fica delicioso e é fácil de fazer. Foto: alesia kozik /pexels

O arroz temperado dá um sabor especial ao prato principal e pode ser feito com ingredientes simples e baratos. Confira essa receita deliciosa e colorida:

Ingredientes para uma ceia de Natal simples

- 2 xícaras de arroz branco

- 1 lata de ervilhas

- 2 dentes de alho picadinho

- 2 colheres (sopa) de óleo

- 1 colher (sopa) de manteiga

- Sal a gosto

- 4 xícaras de água fervente

Como fazer

Em uma panela, refogue o alho no óleo e depois adicione o arroz cru. Deixe refogar um pouco e acrescente, então, a água fervente. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe a panela semitampada. Quando o arroz estiver cozido, é hora de incluir a ervilha e, depois que a água secar, é só tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos.

Frango assado suculento

Frango assado
O frango assado substitui carnes mais caras. Foto: tima miroshnichenko/pexels

Um frango assado pode ser elegante e suculento para deixar a ceia de Natal muito especial. O segredo é caprichar no tempero e não deixar a carne ressecar enquanto assa. Veja como fazer essa receita deliciosa que também faz parte do prato principal:

Ingredientes

- 1 frango inteiro de aproximadamente 2 kg

- 1 cabeça de alho amassado

- Suco de dois limões

- 1 colher (sopa) de sal

- Azeite

Como fazer 

Misture o alho amassado, o sal e o limão em uma tigela. Reserve. Limpe o frango e depois passe o tempero nele. A dica aqui é descolar a pele com os dedos para passar a mistura entre a pele e a carne. Depois, leve o frango coberto à geladeira por, pelo menos, 12 horas. Passado esse tempo, retire o frango uma hora antes de levar ao forno preaquecido a 220 graus. Para selar, coloque o frango na assadeira com o peito virado pra baixo e deixe assar por 20 minutos. Depois, abaixe o fogo para 180 graus e vire o frango. Asse por mais 1h e 20 minutos. Enquanto assa, vá jogando o caldo que se forma no fundo da assadeira sobre o frango para não ressecar. Desligue o forno e deixe descansar por 20 minutos antes de servir.

Farofa de calabresa

Farofa de calabresa
A farofa de calabresa é simples e saborosa. Foto: wirestock/ freepik

Para acompanhar o arroz colorido e o frango suculento, a sugestão é essa farofa super fácil que leva calabresa na receita. Veja como é fácil de fazer:

Ingredientes

- 2 calabresas médias em cubos pequenos

- 1 cebola média picada

- 4 dentes de alho

- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca

- 1 colher de óleo

- 1 cenoura média ralada

- Sal a gosto

Como fazer

Em uma panela, coloque o óleo e a calabresa e deixe fritar bem. Depois, adicione a cebola e o alho e refogue para que pegue bem o sabor da calabresa. Acrescente a cenoura ralada, tempere com sal e adicione a farinha de mandioca, mexendo até ficar bem quente.

Mousse de maracujá de liquidificador para uma ceia de Natal simples

Sobremesa
O mousse de maracujá leva poucos ingredientes. Jcomp/freepik

É claro que uma boa ceia de Natal não pode ficar sem sobremesa. Por isso, pensamos em uma receita simples, barata e muito gostosa para finalizar o jantar e deixar seus convidados satisfeitos. Confira:

Ingredientes

- 1 garrafinha de suco de maracujá concentrado

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite sem soro

- 1 maracujá pequeno

Como fazer

Essa receita é muito fácil de fazer. Basta misturar todos os ingredientes (com exceção do maracujá) no liquidificador e bater bem. Depois, coloque em tigelas individuais ou em um refratário grande e decore com as sementes do maracujá. Leve à geladeira por, pelo menos, 4 horas e sirva gelado.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes