5 mudanças aposentadoria que ocorreram em 2020

Entre elas está o tema da revisão do benefício, os processos judiciais contra o INSS e regras da aposentadoria especial.

Ao longo do ano de 2020 ocorreram algumas decisões sobre a aposentadoria, de modo a alterar algumas regras e incluir novos itens. Entre elas está o tema da revisão do benefício, os processos judiciais contra o INSS e regras da aposentadoria especial. Confira cinco itens a seguir.

1. Revisão da aposentadoria

Uma decisão sobre a aposentadoria foi publicada no dia 4 de agosto pelo Superior Tribunal de Justiça (STF). O órgão definiu que a revisão de benefícios do INSS deve ocorrer em até dez anos após a concessão. O prazo vale inclusive para os casos em que o erro tenha sido gerado por razão do INSS deixar de analisar determinados documentos do segurado.

2. Benefício negado

Além disso, o STF definiu também que segurado que teve um benefício do INSS negado, cessado ou cancelado pode recorrer à Justiça a qualquer momento. O prazo anterior era de até dez anos após o ocorrido.

Sendo assim, o cidadão não precisa fazer um novo requerimento caso comprove que tinha direito quando pediu inicialmente. Caso o benefício seja concedido, o beneficiário recebe os atrasados dos últimos cinco anos. A decisão foi tomada no dia 05 de outubro.

3. Aposentadoria especial para vigilantes

Mais uma das decisões sobre a aposentadoria foi em relação ao direito da aposentadoria especial para vigilantes. Isso vale para tanto para profissionais que trabalham armados, quanto para os que trabalham desarmados. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu essa questão no dia 9 de dezembro, ao passo que a União pode recorrer desse entendimento.

4. Auxílio-doença conta no tempo da aposentadoria especial

Ainda no assunto da aposentadoria especial, o STF decidiu no dia 26 de outubro que o período de auxílio-doença contará no tempo de serviço para o segurado solicitar a aposentadoria especial.

Anteriormente, o INSS reconhecia o prazo de afastamento quando se tratava de um acidente de trabalho. A partir da decisão, o auxílio-doença comum pode fazer parte na contagem do tempo especial.

5. Segurados na fila do INSS

Por fim, outra decisão sobre a aposentadoria que ocorreu neste ano foi em relação a trabalhadores que entram com processo contra o INSS. Segurados podem alterar a data do pedido de aposentadoria ao aguardar o término de processo judicial, de modo a conseguir sua aposentadoria ou adquirir um benefício maior.

Para isso é necessário inserir o tempo de contribuição e a idade após a Data de Entrada do Requerimento (DER). A decisão foi tomada pelo em dezembro de 2019, porém ainda sem trânsito em julgado. A confirmação ocorreu no dia 29 de outubro.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes