Festa de Parintins 2022: tudo sobre o boi Garantido e Caprichoso

Festival é realizado no Amazonas

O Festival de Parintins é um dos maiores eventos regionais do Brasil. Após ter ficado paralisado por dois anos por conta da pandemia de covid-19, a celebração já tem data para o seu retorno. Saiba quando será a Festa de Parintins 2022 e demais informações sobre o evento e suas origens.

Qual a data da Festa de Parintins 2022 e local

A Festa de Parintins 2022 será realizada nos dias 24, 25 e 26 de junho. Na edição deste ano, como já é tradição, o espaço do evento será o Centro Cultural de Parintins, no Bumbódromo, localizado no endereço Rua Batucada, 134 - Centro, Parintins - AM.

Segundo a organização do evento, neste ano não haverá abertura de venda de ingressos para o público geral. Como o festival ficou paralisado por conta da pandemia de covid-19, aqueles que já haviam garantido suas entradas em 2019 para a edição de 2020 poderão utilizá-las na Festa de Parintins 2022, sendo necessário apenas realizar a emissão. A operadora de ingressos responsável é a Amazon Best e, em caso de rasura ou falha na impressão, é possível comparecer a alguma de suas unidades para fazer a reemissão do ingresso. Os endereços são:

  • Amazon Best Manaus: Rua Nova Prata, 225, Conj. Vieiralves - Manaus (de segunda a sexta, das 9h às 17h)
  • Amazon Best Parintins: Rua Vieira Junior, 754 • Centro - Parintins (de segunda a sexta, das 8h às 12h e 14h às 17h)

O que se comemora na Festa de Parintins 2022?

O Festival de Parintins recebe esse nome em função do local onde ele é realizado, na ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas e a 420 km de Manaus. O centro da celebração é a rivalidade entre dois grandes grupos, iniciada há quase 100 anos: Boi Garantido e Boi Caprichoso. Para a cidade-sede, eles representam o folclore do boi-bumbá, que é uma variação do bumba-meu-boi nordestino.

Dessa forma, a tradição consiste em que os bois encenem a lenda da Mãe Catirina, uma mulher que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Para conseguir satisfazê-la, seu marido, Pai Francisco, ou Negro Francisco, decide sacrificar o boi favorito do patrão, que ameaça matá-lo. Mas, na história, o Pajé acaba salvando Pai Francisco, ao ressuscitar o boi antes da tragédia acontecer. Essa narrativa acaba tendo como pano de fundo o contexto da Amazônia: povos indígenas, as criaturas e toda a mística presente na região.

Atualmente, a Festa de Parintins 2022 remete aos desfiles de escola de samba, em que é realizado um espetáculo com música, cores, dança, e costumes da região. De acordo com a organização, nas três noites de disputa, chegam a ser atraídas mais de 100 mil pessoas, além daqueles que acompanham a apresentação pelos meios de comunicação que transmitem o evento.

O que é Boi Garantido e Caprichoso?

A rivalidade entre os bois-bumbá é a narrativa central da Festa de Parintins 2022. Fundado em 1913, o Boi Garantido foi o primeiro a representar a história da Mãe Catirina. Conhecido pela coloração vermelha, ele costuma ser associado como “boi do povão”, em função de sua popularidade e por manter o ritmo tradicional das músicas típicas.

Já o Boi Caprichoso surgiu nove anos depois, em 1922, inicialmente nomeado como Galante. Este utiliza a cor azul, e tem fama de “boi da elite”, com canções mais aceleradas e modernas. Antes do surgimento do festival, essa disputa era realizada de maneira informal, no centro da cidade de Parintins.

Com o passar do tempo, ela foi tomando maiores proporções. E, atualmente, costumam ser reunidos cerca de 600 brincantes por boi-bumbá, que se dividem na composição rítmica, encenação de rituais, tribos indígenas e figuras típicas. A Marujada de Guerra é a banda que representa o Boi Caprichoso, enquanto seu rival fica por conta da Batucada do Garantido. A apresentação de cada um dura entre 2h e 2h30 por noite, e segue uma ordem definida por sorteio. Uma bancada de jurados ainda é responsável por avaliar 21 quesitos para considerar na nota final e eleger um vencedor.

Quando foi o primeiro Festival de Parintins?

Apesar da rivalidade entre o Garantido e Caprichoso datar quase 100 anos, o Festival de Parintins foi realizado oficialmente pela primeira vez em 1965. A disputa que antes era feita informalmente tomou proporções cada vez maiores, se tornando uma superprodução nos dias atuais e uma das maiores festas regionais do Brasil. O evento ocorre anualmente, no último final de semana de junho, e sua popularidade resultou até mesmo na construção do Bumbódromo de Parintins, arena onde são feitas as apresentações.

Em 2019, o festival foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, os bois Caprichoso e Garantido são Patrimônio Cultural do Amazonas, desde 2013. A Festa de Parintins 2022 não tem apenas sua relevância cultural, como também é responsável por gerar empregos e movimentar a economia local. De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Amazonas, aproximadamente 4 mil artistas estão diretamente envolvidos na produção do espetáculo de 2022, entre dançarinos, coreógrafos, artistas plásticos, artesãos, paikicés, kaçawerés, soldadores, escultores, costureiras, figurinistas, além da parte administrativa dos bois.

Leia também: Festival Alemão São Paulo 2022 vai ter coxinha de 5 kg; veja programação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes