Corpus Christi é feriado em Goiânia em 2023?

Corpus Christi será celebrado em 8 de junho

Em 2023, o dia de Corpus Christi vai cair em 8 de junho. A data é uma comemoração religiosa sobre a instituição da Eucaristia, e ela é celebrada sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes, mas uma dúvida que costuma surgir é se Corpus Christi é feriado em Goiânia ou ponto facultativo. Saiba mais sobre a data e suas tradições.

Corpus Christi é feriado Goiânia ou ponto facultativo?

De acordo com o calendário da cidade, Corpus Christi é feriado em Goiânia no ano de 2023. Em outros lugares, o 8 de junho, quinta-feira, pode ser determinado como ponto facultativo, ou seja, em que fica a cargo da empresa ou instituição decidir se será um dia de descanso.

O que se comemora em Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi não é feriado nacional, mas carrega grande importância para a Igreja Católica, sendo também celebrado em algumas igrejas anglicanas e luteranas. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Essa data tem como objetivo comemorar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, ritual sagrado instituído por Jesus durante a realização da Última Ceia.

Mas o surgimento da data da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo se deu quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. Entre as possíveis origens do dia de Corpus Christi, está a história de um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado em questionamento sobre a presença de Cristo no pão consagrado. Com isso, ele decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Passando por Bolsena, na Itália, enquanto era celebrada a Santa Missa, a dúvida surgiu novamente.

No entanto, na hora da Consagração, a resposta lhe veio em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, o sanguíneo e a toalha do altar. Diante disso, a pedido do Papa Urbano IV, os objetos milagrosos foram para Oviedo, na Espanha, em solene procissão, que foi a primeira com sinais de Eucaristia.

Todos os feriados municipais em Goiânia de 2023:

24 de maio (quarta-feira): Dia de Nossa Senhora Auxiliadora

7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa)

8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi

 

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes