Frio no Brasil: veja as mínimas nas capitais para essa semana

São Paulo terá mínima de 6º

O período do dia 15 ao dia 21 de maio será marcado por uma intensa onda de frio no Brasil. De acordo com o Climatempo, essa será a semana mais fria do ano até agora para a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Confira como vai ficar o cenário em cada região e quais serão as menores temperaturas para os próximos dias.

Sudeste - frio no Brasil

Na região Sudeste, a semana de frio no Brasil vai contar com queda de temperatura no estado de São Paulo. Segundo o Climatempo, na quarta-feira, dia 18, o frio ganha força na região, com a intensificação da massa de ar polar. Esse será um dia de bastante ventania, com rajadas de 60 a 70 km/h. Além disso, também haverá risco de geada em vários municípios do estado, com mínima prevista de 6ºC e máxima de 15ºC, inclusive na capital. Já em cidades do interior como Ribeirão Preto, Bauru, Franca e Campinas, a previsão de mínima é de 4ºC.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o alerta é para o risco de temporais. Tanto na capital quanto nas demais regiões podem ocorrer pancadas de chuva com risco de raios e trovoadas. A partir de quarta-feira, o frio também ganha força no estado, ventando bastante ao longo do dia e as temperaturas diminuindo cada vez mais. Mas a cidade do Rio terá suas menores temperaturas na quinta, com mínima de 12ºC e máxima de 22ºC.

Em Minas Gerais, a queda na temperatura também não será tão grande quanto no estado de São Paulo. A semana de frio no Brasil vai se agravar a partir da quarta-feira, registrando suas menores temperaturas na quinta e sexta, com as mínima de 7ºC e máxima de 19ºC. Na capital do Espírito Santo, a cidade de Vitória, os dias serão ainda mais ensolarados. A semana começa com probabilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite e períodos de nublado. Mas, a partir de quinta-feira, haverá sol, mesmo com os termômetros marcando temperaturas mais baixas, chegando à mínima de 13ºC na sexta.

Dias mais frios nas capitais:

  • São Paulo (SP) - quarta-feira, dia 18: mínima de 6º e máxima de 15º;
  • Rio de Janeiro (RJ) - quinta-feira, dia 19: mínima de 12º e máxima de 22º;
  • Belo Horizonte (MG) - quinta-feira, dia 19, e sexta-feira, dia 20: mínima de 7º e máxima de 19º;
  • Vitória (ES) - sexta-feira, dia 20: mínima de 13º e máxima de 26º.

Sul

Indo para o Sul, a semana de frio no Brasil será ainda mais intensa. Em Curitiba, a mudança brusca de temperatura começa na terça-feira, mas os termômetros podem chegar a marcar 2ºC na sexta, com ocorrência de geada ao amanhecer em ambos os dias. Na serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, haverá a possibilidade de ter neve ou chuva congelante na noite de terça-feira e ao longo da quarta-feira, em que até o sul do Paraná também poderá ter estes tipos de precipitação.

Em Florianópolis, a terça-feira também vai marcar baixas temperaturas, com mínima de 11ºC. A semana será predominantemente de sol com algumas nuvens, e momentos pontuais de possibilidade de chuva. Já no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, os termômetros devem marcar temperaturas mais baixas com a chegada do final de semana, com mínima de 8ºC no sábado.

Dias mais frios nas capitais:

  • Curitiba (PR) - sexta-feira, dia 20: mínima de 2º e máxima de 17º;
  • Florianópolis (SC) - sábado, dia 21: mínima de 10º e máxima de 21º;
  • Porto Alegre (RS) - sábado, dia 21: mínima de 8º e máxima 18º.

Centro-Oeste - frio no Brasil

Até mesmo a região Centro-Oeste será atingida pela semana intensa de frio no Brasil. De acordo com o Climatempo, o avanço da frente fria, associada a um ciclone extratopical, trará chuva para o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e até para algumas regiões do Mato Grosso. Alguns estados ainda contam com o risco de ocorrência de geada.

Em Goiás, as temperaturas vão despencar, com mínimas que podem ficar entre 5ºC e 8ºC, e com a possibilidade de geadas no sul do estado. O ar frio deve atingir até mesmo o Distrito Federal, com os termômetros chegando em valores abaixo dos 10ºC. Em Cuiabá, no Mato Grosso, apesar dos dias ensolarados, a temperatura mínima pode chegar a 7ºC. Enquanto na capital do Mato Grosso do Sul, a semana já começa com a mínima de 13ºC, e a queda será maior ainda, com previsão de 4ºC para a quarta-feira.

Dias mais frios nas capitais e no DF:

  • Goiânia (GO) - sexta-feira, dia 20: mínima de 5º e máxima de 23º;
  • Cuiabá (MT) - sexta-feira, dia 20: mínima de 7º e máxima de 23º;
  • Campo Grande (MS) - quarta-feira, dia 18: mínima de 4º e máxima de 14º;
  • Brasília (DF) - sexta-feira, dia 20: mínima de 5º e máxima de 22º.

Nordeste

O início da semana é marcado por chuva moderada nas capitais Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Diferente das outras regiões, o Nordeste não deve ser tão atingido pela onda de frio no Brasil, e vai contar com uma semana ensolarada e chuvosa. Na Bahia, os dias serão acompanhados de pancadas de chuva no período da tarde e da noite. A mesma tendência vai valer para as demais capitais da região, em que as temperaturas mínimas não devem ficar abaixo dos 20ºC.

Dias mais frios nas capitais:

  • Salvador (BA) - sexta-feira, dia 20: mínima de 22º e máxima de 28º;
  • Aracaju (SE) - terça-feira, dia 17: mínima de 23º e máxima de 31º;
  • Maceió (AL) - sábado, dia 21: mínima de 22º e máxima de 29º;
  • Recife (PE) - quarta-feira, dia 18: mínima de 24º e máxima de 30º;
  • João Pessoa (PB) - terça-feira, dia 17: mínima de 23º e máxima de 30º;
  • Natal (RN) - terça-feira, dia 17: mínima de 24º e máxima de 30º;
  • Fortaleza (CE) - sexta-feira, dia 20: mínima de 22º e máxima de 30º;
  • Teresina (PI) - sábado, dia 21: mínima de 22º e máxima de 31º;
  • São Luís (MA) - terça-feira, dia 17: mínima de 23º e máxima de 29º.

Norte - frio no Brasil

Assim como no Nordeste, a região Norte não sentirá tanto impacto com a semana de frio no Brasil. Cidades do Acre e de Rondônia devem perceber mais a queda de temperatura, em que os termômetros da cidade de Rio Branco podem chegar a 14ºC na metade da semana, enquanto em Porto Velho essa mínima será de 15ºC, próximo ao sábado. Já as outras capitais vão ter máximas por volta dos 30ºC e dias marcados por pancadas de chuva ao longo da semana.

Dias mais frios nas capitais:

  • Porto Velho (RO) - sexta-feira, dia 20: mínima de 15º e máxima de 29º;
  • Rio Branco (AC) - quinta-feira, dia 19: mínima de 14º e máxima de 25º;
  • Manaus (AM) - sexta-feira, dia 20: mínima de 21º e máxima de 29º;
  • Belém (PA) - sábado, dia 21: mínima de 22º e máxima de 30º;
  • Palmas (TO) - sexta-feira, dia 20: mínima de 16º e máxima de 30º;
  • Macapá (AP) - sábado, dia 21: mínima de 22º e máxima de 30º;
  • Boa Vista (RR) - quinta-feira, dia 19: mínima de 22º e máxima de 29º.

Veja também: Chuva congelante no Brasil: frente fria intensa chega nessa semana

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes