Gratuidade de bagagem em voos pode voltar; Senado aprova MP

Mudança faz parte de medida provisória que reformula legislação aérea, a chamada “MP do voo simples”.

O Senado aprovou na terça-feira, 17 de maio, a gratuidade de bagagem em voos, de acordo com com a proposta da MP (Medida Provisória) 1.089 de 2021, que modifica a legislação no setor aéreo. O tema foi votado em separado e terminou com o placa de 16 votos contra e 53 pela a retomada do despacho gratuito de malas.

Embora tenha sido aprovada pelos senadores, os passageiros ainda não terão o serviço de graça. A retomada da franquia gratuita dependerá ainda de sanção do presidente Jair Bolsonaro - que já indicou ser contra.

Como será a gratuidade de bagagem em voos

Se aprovada pelo por Bolsonaro, a regra da gratuidade de bagagens em voos valerá para despachos de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais.

Em muitos casos, o passageiro pode levar uma pequena bagagem de mão ou mochila a bordo, mas a bagagem despachada tem um custo extra. As companhias cobram à parte para despachar, levando em consideração as dimensões e peso da mala.

Desde 2017 as companhias aéreas estão autorizadas a cobrar pela bagagem despachada. As empresas alegaram, à época, que a cobrança diminuiria o valor das passagens, enquanto reduziria as regalias nos voos. No entanto, de acordo com o senador Nelsinho Trad (PSD), o preço da passagem subiu 8% em 2019 e 20% no ano passado.

Agora, a "MP do Voo Simples" voltará para nova votação na Câmara, já que os senadores alteraram outros pontos do texto. Depois, a proposta seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

"Low cost"

A partir de 1990, se popularizou nos Estados Unidos e depois na Europa o conceito de companhia aérea low cost (baixo custo). O objetivo dessa iniciativa é a democratização do acesso ao transporte aéreo, oferecendo passagens por um preço bem menor que o comum. Para isso, são vendidas tarifas que incluem apenas o direito de viajar de um local para o outro, retirando do valor final tudo o que possa ser cobrado separadamente. Ou seja, serviços adicionais, como despacho de bagagem e marcação de assentos, são pagos separadamente, conforme o que o passageiro optar por usufruir durante a viagem. Apesar dessa prática ter se popularizado ao redor do globo terrestre, o modelo low cost ainda não é muito presente no Brasil.

Veja também:

Ciclone no Rio Grande do Sul: o que é a tempestade Yakecan

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes