Ciclone no Rio Grande do Sul: o que é a tempestade Yakecan

A semana do dia 16 de maio está sendo marcada por uma intensa onda de frio no Brasil. Em meio a esse evento, é possível que ocorram episódios de chuva congelada, neve ou geada em algumas regiões. No entanto, muitas informações de origem questionável têm circulado diante do assunto, o que pode causar uma série de dúvidas como, por exemplo, em relação ao ciclone no Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre esse fenômeno e se pode causar algum risco para a região.

Ciclone no Rio Grande do Sul

Na noite de segunda-feira, um ciclone começou a ser formado no Rio Grande do Sul, e passou a atingir a região a partir de terça-feira. Esse fenômeno meteorológico veio à tona com a intensa onda de frio que acomete boa parte do território brasileiro nesta semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na segunda-feira, dia 16, uma massa de ar frio começou a se deslocar pelo Sul avançando para áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, o que provocou a queda brusca nas temperaturas.

Com a evolução do ciclone do Rio Grande do Sul, ele passou a ser classificado como Tempestade Subtropical “Yakecan”, nomenclatura oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 356/2022, publicado no site do Centro de Hidrografia Marinha (CHM). A expressão que dá nome ao fenômeno significa “o som do céu” em tupi-guarani, e ele deve provocar rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.

O INMET prevê que, até a noite da quarta-feira, ele se intensifique e passe a ser classificado como Tempestade Tropical, que será quando as rajadas de vento poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral sul de Santa Catarina. No entanto, até o final da semana esse sistema vai se deslocar em direção ao litoral da Região Sudeste, perdendo força.

O que é um ciclone

Segundo o Climatempo, os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica na qual os ventos se movimentam no sentido horário, no Hemisfério Sul, e no anti-horário, no Hemisfério Norte. E, quando evoluem de intensidade, podem ser classificados como tempestades. Eles também estão associados com grandes nuvens carregadas que provocam chuva forte. Os tipos de ciclones são:

Ciclone extratropical: está associado com as frentes frias, e se origina fora da área dos trópicos, região identificada como a área ao norte do Equador até o Trópico de Câncer e ao sul do Equador até o Trópico de Capricórnio; é considerado um ciclone migratório, por ser encontrado nas médias e altas latitudes, e também pode ser chamado de tempestade extratropical;

Ciclone subtropical: ciclone intermediário, ou seja, está entre o tropical e o extratropical, em que carrega características de ambos; assim, ele pode ou não estar associado a uma frente fria, e se forma nas regiões chamadas de subtrópicos, definidas como áreas que se estendem por aproximadamente 12 graus de latitude ao norte e ao sul dos trópicos;

Ciclone tropical: se desenvolve sobre as águas tropicais, devido às altas temperaturas e alta umidade; dependendo da intensidade dos ventos de sustentação da superfície, pode ser classificado como tempestade tropical, furacão ou tufão;

Situação de alerta

Diante da formação do ciclone no Rio Grande do Sul, o INMET emitiu alertas para habitantes de algumas regiões se precaverem, entre terça e quarta-feira, por conta de possíveis eventos meteorológicos que podem surgir. Tanto no RS quanto em Santa Catarina, há áreas que correm grande perigo em função da formação de ventos costeiros. O surgimento de neve, com espessura entre 5 cm e 20 cm, também traz risco de acidentes em estradas.

Além disso, há a possibilidade de ocorrência de chuvas intensas e vendavais, com risco de corte de energia elétrica, destelhamento de casas, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e danos gerais em edificações e plantações. A recomendação é que se permaneça em local abrigado, não fique debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

A onda de frio que acomete a região é outro motivo para ficar em alerta, com chance de temperatura 5ºC abaixo da média por um período de 3 até 5 dias. O INMET ainda recomenda que se contate a Defesa Civil (telefone: 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193) para obter mais informações.

Veja também: Frio no Brasil: veja as mínimas nas capitais para essa semana

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes