Vai ter Carnaval em 2022 no Brasil? Veja o que a BA, SP e RJ definiram

Em 2022, o Carnaval cai no dia 1 de março (terça-feira).

Com o avançar da vacinação em todo o País, os foliões já começam a se perguntar se em 2022 vai ter Carnaval no Brasil. Neste ano, devido à pandemia da covid-19 a folia não tomou às ruas com blocos ou desfiles. No ano que vem, pelo menos no calendário, o Carnaval cai no dia 1 de março (terça-feira).

Nas principais cidades onde o Carnaval acontece não houve desfile de escolas de samba nem blocos de rua, até por recomendação do Ministério da Saúde.

Veja o que os principais destinos para se curtir o Carnaval estão falando: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Vai ter Carnaval no Brasil em 2022?

Ainda não HÁ uma recomendação oficial sobre a folia.  O Brasil tem pouco mais de 20% da população imunizada com as duas doses ou a dose única. O dado tem levado prefeitos das cidades de São Paulo, Rio e ainda municípios do Nordeste a considerar a folia em 2022.

No entanto, não basta apenas a vacinação, é preciso lembrar que o Brasil pode enfrentar uma nova onda da covid ainda mais grave por conta das variante Delta.

Nem autoridades sanitárias nem pesquisadores têm uma previsão de quando os eventos podem voltar à normalidade. O que se sabe é que prever o Carnaval, por exemplo, pode gerar uma falsa impressão de que está tudo bem, quando na verdade a pandemia ainda não foi controlada.

Folia na Bahia

Em Salvador, capital da Bahia, o Carnaval segue previsto para acontecer no ano que vem. No entanto, o prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou que mantém o Carnaval se a população acima de 12 anos estiver 100% imunizada contra a covid.

Segundo anunciou nesta semana, a Prefeitura de Salvador planeja sim realizar o Carnaval, se o calendário vacinal chegar até aos adolescentes até o final do ano.

Na capital baiana, a Secretaria de Cultura e Turismo já vem "organizando", inclusive fechando contratos de patrocínio. O município chegou a falar que faria um Carnaval aos moldes do que o povo de Salvador e os turistas estão acostumados a pular.

Ou seja, nada de distanciamento social, máscara, muito menos uso de álcool em gel.

Vai ter Carnaval em 2022 no Rio de Janeiro?

Não só Carnaval, como Revéillon no Rio de Janeiro. Isso mesmo, o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes (PSD) chegou a afirmar que se os dados continuarem como estão, vai ter festa sim.

No início deste mês de agosto, Eduardo Paes comentou que se até novembro 90% da população adulta da Capital estiver vacinada, será possível realizar o Carnaval em 2022.

Sempre que se manifesta sobre o assunto, o prefeito fala que a realização do Carnaval está condicionada à queda de casos da doença e de óbitos no município. No entanto, camarotes privados da Marquês de Sapucaí já começaram a ser vendidos.

Além disso, a Prefeitura e a Liesa (Liga das Escolas de Samba) já até fecharam contrato de uso do sambódromo pela Liga para os próximos quatro carnavais, ou seja, de 2022 até 2025.

Carnaval em São Paulo

Apesar de ter comentado que a capital paulista iria ter Carnaval em 2022, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) não discutiu o tema na Prefeitura.

Pioneira na vacinação contra a covid-19, a cidade de São Paulo deve começar a testar eventos com aglomeração com monitoramento biológico por parte do governo estadual.

O Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo considera "ínfima" a chance de haver Carnaval em 2022. Isso porque seria muito difícil seguir protocolos num evento desta proporção.

O que se cogita, por enquanto, é de haver desfile das escolas de samba, mas sem público nas arquibancadas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes