Greve de pilotos e comissários dia 19: os voos serão suspensos?

A paralisação será por tempo indeterminado e deve afetar principalmente as decolagens

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou que a categoria vai cruzar os braços a partir de segunda-feira, dia 19 de dezembro, por tempo indeterminado. A greve de pilotos e comissários ocorre em um período de grande movimentação nos aeroportos, mas não será feita em todo o país. No entanto, quem tem viagem marcada para as próximas semanas deve ficar atento.

Por que vai ter a greve de pilotos e comissários?

Segundo informações da Agência Brasil, o SNA está insatisfeito com as negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. Basicamente, a greve de pilotos e comissários vai acontecer porque a categoria quer um ganho real nos salários e benefícios e melhores condições de trabalho.

Em nota, o Sindicato diz que: "O setor aéreo vem se recuperando aceleradamente, com lucros maiores do que os do período pré-pandemia. Além disso, a procura por passagens aéreas aumentou e os preços impostos aos passageiros subiram drasticamente. No entanto, as empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas. ", informou o sindicato, em nota.

A Agência Brasil entrou em contato com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e recebeu uma nota que afirma ter oferecido reajuste de 100% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) para o piso salarial e outros benefícios para os trabalhadores do setor. Mas até o momento, o sindicato afirma que não recebeu retorno dos aeronautas.

Como vai ser a paralisação?

A greve de pilotos e comissários será por tempo indeterminado, mas não ocorrerá durante o dia todo e nem em todos os aeroportos do país. Confira como vai ser a paralisação:

Que horas? De acordo com o que foi definido em assembleia na última quinta-feira, a categoria vai parar diariamente por duas horas: das 6h às 8h (horário de Brasília).

Onde? A greve de pilotos e comissários será realizada nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.

Exceções: Voos com órgãos para a realização de transplantes, pessoas doentes e vacinas não serão impedidos e nem sofrerão atrasos, de acordo com o sindicato da categoria.

Como a greve de pilotos e comissários vai afetar os voos?

A paralisação dos aeronautas não vai ocorrer em todos os aeroportos do país, mas deve afetar boa parte deles, já que a greve de pilotos e comissários será feita em alguns dos mais importantes, que operam voos para todo o Brasil e também para outros países.

Só no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por exemplo, são feitas mais de 500 operações de pouso e decolagem nacional por dia, de acordo com dados informados pela GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto.

Já em Belo Horizonte, para o mês de dezembro a previsão era de que cerca de um milhão de passageiros circulassem pelo Aeroporto Internacional, com um aumento de 16% no número de operações em comparação com o ano passado.

No entanto, segundo uma publicação do UOL, o Sindicato da categoria dos aeronautas disse que a greve de pilotos e comissários não vai afetar os voos internacionais que chegam ao Brasil. Os atrasos devem afetar somente as decolagens, de voos domésticos e internacionais.

LEIA TAMBÉM:

Programação do réveillon em Copacabana 2023 

Roda-gigante de São Paulo: preço e como visitar a atração

Praias desertas no Brasil: 12 lugares para fugir da aglomeração

Praias do Rio de Janeiro: as melhores, as mais desertas e mais badaladas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes