DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Eclipse Lunar do dia 28 de outubro 2023: horário e como assistir

Evento será visto no Brasil no sábado

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Eclipse Lunar do dia 28 de outubro 2023
Eclipse Lunar - Foto: Jonathan Zaharek

No início deste mês, um eclipse anular do Sol foi visível da Terra e, antes que outubro de 2023 chegue ao fim, será a vez de assistir a um eclipse Lunar. No dia 28 de outubro, sábado, a lua passará para a sombra da Terra, desencadeando um eclipse lunar parcial visível na íntegra em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil.

Como é um Eclipse Lunar?

À medida que a Terra se move mais sobre a Lua, a parte interna mais escura da sua sombra – a umbra – começa a cair sobre o disco lunar.

Uma ilustração do arranjo entre o Sol, a Terra e a Lua durante um eclipse lunar parcial (Crédito da imagem: NASA/Robert Lea)

Não é por acaso que o eclipse lunar parcial acontecerá na época da Lua do Caçador, já que os eclipses lunares precisam de luas cheias para ocorrer. Porém, nem toda lua cheia é marcada por um eclipse lunar, porque o caminho orbital da lua ao redor da Terra tem uma inclinação de 5 graus em comparação com o caminho orbital do nosso planeta ao redor do sol. Os eclipses só acontecem quando a lua cheia está perto de pontos em que os caminhos orbitais da Terra e da lua se cruzam, chamados de nós lunares.

A lua cheia só aparece à noite. E um eclipse lunar total é visível de toda a Terra que está passando pela noite enquanto o eclipse ocorre. Mas alguns verão o eclipse de forma mais clara ou mais completa do que outros, dependendo da localização. Por exemplo, alguns o verão ao nascer ou pôr da lua, quando a lua está baixa no céu.

Vídeo: Como ver um eclipse lunar

YouTube video

Horário do eclipse no Brasil dia 28 de outubro

O eclipse lunar parcial de 28 de outubro poderá ser visto no Brasil a partir das 15h01 e deve terminar às 19h25, no horário de Brasília. O evento poderá ser visto em todo o país, mas o melhor local para assistir é a região Nordeste, em especial o litoral.

E é claro que os eclipses lunares podem ser vistos com segurança a olho nu. Embora binóculos e telescópios não sejam necessários para ver um eclipse lunar, eles melhoram a visão.

Portanto, nenhum equipamento especial além do conhecimento do momento do eclipse lunar e um cobertor e uma cadeira confortável é necessário para assistir a este evento. Mesmo se você estiver fora do caminho deste eclipse lunar, ainda poderá assistir ao eclipse lunar parcial ao vivo e gratuitamente online no canal Time and Date no YouTube.

Se você perder este eclipse parcial, a lua passará mais uma vez para a sombra da Terra em 17 de setembro de 2024 , com este evento de eclipse lunar parcial visível em toda a sua glória na maior parte da Europa e em toda a América do Norte.

10 homens mais ricos do mundo em 2023, segundo a Forbes

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.