Saiba quem é a mulher mais velha do mundo a carregar tocha olímpica

Kane Tanaka, de 118 anos, considerada a pessoa mais velha do mundo da atualidade, vai marcar presença nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, que por causa da pandemia da Covid-19 vão acontecer em maio de 2021.

Uma idosa natural de Fukuoka, cidade localizada no norte do Japão, está quebrando recordes. Kane Tanaka, de 118 anos, é hoje considerada a pessoa mais velha do mundo, e diferente do que muitos podem imaginar sobre suas condições, ela está tão ativa que até nas Olimpíadas de Tóquio vai participar carregando a tocha olímpica.

Mulher mais velha a carregar tocha olímpica

Imagem da pessoa mais velha do mundo, kane tanaka , que vai carregar tocha olímpica
Kane tanaka em seu aniversário de 118 anos em 2021 (foto: reprodução/instagram)

A idosa considerada a pessoa mais velha do mundo da atualidade, vai participar da cerimônia histórica dos jogos Olímpicos de Tóquio, que por causa da pandemia da Covid-19, vai acontecer em 2021. Segundo a CNN, a previsão é que Tanaka percorrerá parte dos 100 metros com a tocha olímpica em uma cadeira de rodas

Curiosamente, Kane Tanaka é apenas sete anos mais jovem que os próprios Jogos Olímpicos modernos, que começaram em 1896. A última vez que a Olimpíada aconteceu em Tóquio foi no ano de 1964, quando Tanaka tinha 61 anos de idade. Em entrevista a CNN, o neto Eiji afirmou que: "é ótimo que ela tenha alcançado essa idade e ainda possa manter um estilo de vida ativo".

Kane Tanaka já passou por muitas coisas, como duas pandemias globais – a da gripe espanhola (1918) e do novo coronavírus –, duas guerras mundiais e por fim, sobreviveu a dois cânceres.

Quem é ela?

A japonesa que vai carregar a  tocha olímpica em Tóquio, nasceu no dia 5 de janeiro de 1903 em Fukuoka, Japão, e é oficialmente a pessoa mais velha do mundo. Seu registro como tal foi constatado no livro dos Guinness de 2020. Atualmente, Kane Tanaka vive em um asilo na cidade, e segundo mostrou a CNN internacional, ela é uma senhora bem humorada.

Kane Tanaka trabalhou até os 103 anos na loja de arroz da família. Mãe de quatro filhos, avó de cinco netos e bisavó de oito bisnetos, a idosa japonesa acorda às 6 da manhã e gosta de jogar jogo de tabuleiro e tomar refrigerante, informou a CNN americana. A disposição vai fazer com que a senhora japonesa percorra  um curto trajeto com a tocha olímpica neste ano.

Qual é o significado da tocha olímpica?

Imagem mostra tocha olímpica do rio 2016
(foto: nelson almeida/afp)

A tocha olímpica tem um significado muito importante para os jogos. Ela é um dos mais conhecidos símbolos das Olimpíadas. Seu valor histórico é ligado com os jogos realizados na Grécia Antiga e os disputados na Era Moderna. O fogo sagrado, principal elemento da tocha é tido como "purificador" e por isso, usado pelos gregos em frente aos seus principais templos, com o Santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.

Fonte: CNN Internacional, Brasil Escola**

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes