Quinta-feira Santa é feriado ou ponto facultativo em 2022?

A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em 2022, ela se inicia no dia 10, com o Domingo de Ramos, e se encerra no dia 17, com o Domingo de Páscoa. Dessa forma, todos os dias desse período final tem um significado importante para a comunidade cristã. Mas uma dúvida que costuma surgir é se a Quinta-feira Santa é feriado ou ponto facultativo.

Quinta-feira Santa é feriado nacional em 2022?

A semana de Páscoa tem feriado, mas a Quinta-feira Santa não é feriado nacional em 2022.

As datas de comemorações religiosas costumam ser determinadas como feriado nacional. Apesar de todos os dias da Semana Santa terem um significado importante para a chegada da Páscoa, apenas o dia da Paixão de Cristo é considerado feriado nacional, e também será o único prolongado de 2022. A data encontra-se no calendário lançado pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, que determina quais são os feriados e pontos facultativos do ano.

Portanto, por não estar no documento, a Quinta-feira Santa não é feriado nacional em 2022. O mesmo acontece com o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa. No entanto, alguns estados e municípios determinaram essa celebração do dia 14 de abril como ponto facultativo, o que pode causar confusão. Esse é o caso de estados como, por exemplo, Alagoas, Acre, Piauí e Ceará, que decretaram a Quinta-feira Santa como dia de descanso para determinadas categorias.

O que é celebrado na Quinta-feira Santa?

A Quinta-feira Santa não é feriado nacional em 2022, mas isso não diminui a importância da data no calendário religioso. Na tarde desse dia é que se dá início ao chamado Tríduo Pascal, que vai até a manhã do Domingo de Páscoa. A celebração desse período litúrgico garante a lembrança profunda dos fundamentos da fé, que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para livrar a humanidade do pecado. Confira quais são as tradições que costumam ser feitas na celebração da Quinta-feira Santa:

Santos óleos - Uma das cerimônias da Quinta-feira Santa é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Esse momento conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese, e é um tempo de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.

Lava-pés - Neste dia também é realizado o ritual litúrgico do Lava-pés, que recorda a última ceia de Jesus. Ao lavar os pés dos discípulos, Cristo quis demonstrar seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem. Mas o rito do Lava-pés não é uma encenação dentro da missa, e sim um gesto litúrgico que repete o mesmo ato de Jesus. E ele é executado pelo bispo ou o padre, que lava o pés de algumas pessoas da comunidade, com o compromisso de estar a serviço dela para que todos tenham a salvação.

Instituição da Eucaristia - Na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa é celebrada a Santa Missa da Ceia do Senhor. E é a partir dela que a Igreja dá início, de fato, ao Tríduo Pascal e também faz memória da Última Ceia. Na noite em que foi traído, Jesus ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores. Assim, foi instituída a Eucaristia, que na origem da palavra significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.

Instituição do sacerdócio - Então, a Santa Missa é a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, na véspera de Sua Paixão, tomou o pão, o partiu e o benzeu, e depois deu aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é meu corpo”. Ele também quis, assim como fez na última ceia, que eles se reunissem e se recordassem dele abençoando o pão e o vinho. Assim, Jesus instituiu o sacerdócio católico e lhes deu poder para celebrar a Eucaristia.

Próximos feriados nacionais em 2022

Segundo o calendário lançado pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, neste ano vamos ter 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, que são dias de folga opcionais para as empresas. Já que a data não está no documento, a Quinta-feira Santa não é feriado nacional. Confira quando serão as próximas datas de descanso ao longo do ano:

  • 15 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Leia também: Paixão de Cristo é feriado nacional em 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes