O que é a Semana Santa e o que os cristãos devem fazer

Este ano a semana santa vai acontecer entre os dias 28 de março e 3 de abril, terminando no domingo de Páscoa.

A semana santa é um marco importante para católicos e religiosos cristãos. As celebrações duram sete dias e começam no domingo de ramos e terminam na Páscoa, marcada pela ressurreição de Jesus. Embora exista um interesse comercial nessas datas, com a venda de ovos e chocolates, para muitos há um significado espiritual e maior.

Quando será a semana santa em 2021?

A Semana Santa em 2021 começa no domingo, 28 de março e termina no sábado, 3 de abril de 2021.

Datas da Semana Santa de 2021 a 2026:

Semana Santa 2021      Domingo, 28 de março de 2021      Sábado, 3 de abril de 2021
Semana Santa 2022      Domingo, 10 de abril de 2022      Sábado, 16 de abril de 2022
Semana Santa 2023      Domingo, 2 de abril de 2023      Sábado, 8 de abril de 2023
Semana Santa 2024      Domingo, 24 de março de 2024      Sábado, 30 de março de 2024
Semana Santa 2025      Domingo, 13 de abril de 2025      Sábado, 19 de abril de 2025
Semana Santa 2026      Domingo, 29 de março de 2026      Sábado, 4 de abril de 2026

Qual o significado da semana santa?

A semana santa tem como intuito celebrar a vida, paixão, morte e ressureição de Cristo. Segundo as crenças cristãs, Jesus, filho de Deus, veio ao mundo para salvar os humanos e os livrar dos pecados. Para isso, ele foi morto na cruz.

A semana se inicia no domingo de ramos, marca a chega de Jesus em Jerusalém e termina no outro domingo, que é a pascoa, dia em que Cristo ressuscitou. Durante esse período, os fiéis fazem jejum, orações, reflexões e celebram a vida de Jesus.

Dias da semana santa

Cada dia tem um significado e simbolismo diferente para os cristãos. O domingo marca o dia que o Messias chegou à cidade de Jerusalém para comemorar a pascoa judaica e foi recebido com ramos de palmeiras e reconhecido como um rei.

A segunda-feira, segundo o evangelho, foi o dia em que Jesus foi visitar seus amigos pela última vez, também foi o dia em que Maria ungiu Cristo.

Na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada.

Quarta-feira é conhecida como o dia das trevas, em muitas cidades acontecem missas convocando os fiéis a reflexão e penitencia.

Quinta-feira é o dia da última ceia de Jesus com seus apóstolos, também foi a noite em que Judas traí Jesus e este é preso.

Sexta-feira é o dia que Cristo é crucificado e morto.

Sábado é o dia de luto e tristeza pela morte de Jesus.

E por fim, domingo é celebrado o dia em que Jesus ressuscita.

Semana santa
Celebração no domingo de ramos (foto: arquidiocese de londrina)

O que é a sexta-feira santa?

A sexta-feira santa, ou sexta-feira da paixão, é conhecida como o dia em que Jesus foi crucificado e morto. Os fiéis celebram esse dia como um agradecido pelos feitos de Cristos pelos humanos na terra. É também considerado um momento de reflexão e oração. Segundo a Canção Nova, a sexta-feira santa não deve ser vivida como um momento de tristeza, mas de respeito e meditação pela morte de Jesus. Os fiéis devem se manter em jejum, oração e abstinência de carne neste dia. Segundo a Igreja, as diversões e prazeres mundanos devem ser suspensos também.

Este dia é considerado feriado por muitos países ocidentais, principalmente os de maioria cristã.

Os eventos de sexta-feira são registrados em Mateus 27: 1-62, Marcos 15: 1-47, Lucas 22: 63-23: 56 e João 18: 28-19: 37.

Sábado de aleluia

O sábado de aleluia, ou sábado santo, é dia que antecede a ressureição de Jesus, após ter sido morto na sexta-feira santa. É o momento em que os fiéis se preparam para celebrar a vida de Cristo.

O nome Sábado de Aleluia vem da tradição na Igreja Católica de não dizer “aleluia” na missa durante a Quaresma. No fim do Sábado de Aleluia, finalmente se diz aleluia, para anunciar o início da Páscoa. Segundo diz a Bíblia cristã, o sábado de aleluia foi um dia de muita tristeza para os seguidores de Jesus, pois este havia sido morto e sepultado. Como ninguém esperava a ressureição, todos passaram o dia em luto e silêncio. Por isso, o sábado santo é entendido como o dia da espera pela volta de Jesus.

Domingo de Páscoa

Segundo a tradição cristã, esse é o dia mais importante da semana santa. O domingo de pascoa é o dia em que é celebrada a ressurreição de Jesus. No terceiro dia, depois que foi crucificado, Cristo reviveu e apareceu para seus discípulos.

Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Neste dia, missas são celebradas e o clima é de gratidão e reflexão, além de celebração pela vida de Jesus.

O que a Bíblia diz sobre a semana santa?

A Bíblia não faz relatos específicos sobre a semana santa, no livro sagrado dos cristãos, está a história de Jesus, tal como a última ceia, sua morte e ressurreição. Contudo, os calendários vão mudando ao longo dos anos, portanto, não se sabe quando exatamente Jesus morreu. As datas comemorativas católicas foram criadas pelos humanos e pela própria Igreja.

Semana santa
Procissão em sevilha (foto: a casa na mala)

Pode comer carne na semana santa?

Tradicionalmente, os católicos evitam comer carne vermelha durante a semana santa, principalmente na sexta-feira. Além disso, muitos fazem jejum e se abstêm de vários prazeres durante esses dias. Durante todo o período da quaresma e semana santa, os fiéis costumam pagar penitencias e abdicar de vícios ou prazeres mundanos e se dedicar a uma vida para Deus.

Durante a quaresma e principalmente, na sexta-feira santa, a tradição católica é de comer cordeiro, frango, boi, porco, presunto e muitas outras carnes. No entanto, ovos, leite, peixe, grãos, frutas e vegetais são "permitidos".

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes