Espiritualidade

Por que dar doces no dia de São Cosme e Damião? Veja a história

Conheça a história dos santos

Escrito por

A devoção aos santos Cosme e Damião no Brasil tem sua principal expressão na festa do dia 26 de setembro. Em alguns lugares, a festa começa no dia 27 de setembro. Naquela data, são oferecidas guloseimas as crianças nas ruas e bairros de algumas cidades do Brasil em homenagem aos santos gêmeos. Mas por que dar doce no dia de Cosme e Damião?

Por que dar doce no dia de Cosme e Damião?

Cosme e Damião eram gêmeos e médicos que curavam, sem cobrar. E os doces são distribuídos para manter a bondade e a caridade dos irmãos. Além disso, os santos agora estão ligados à infância, considerados protetores não só dos gêmeos, mas das crianças em geral.

A história dos dois santos começa por volta do ano 300. Cosme e Damião difundiam a fé em Cristo enquanto curavam, e por isso foram perseguidos e acabaram mortos pelo imperador romano Deocleciano, no dia 27 de setembro.

Os portugueses trouxeram para o Brasil suas crenças e santos e foi assim que a devoção por Cosme e Damião chegou por aqui. Com a chegada dos negros, as religiões africanas também foram trazidas. E a fusão de crenças nativas, europeias e africanas, fez surgir o sincretismo e a reinterpretação de elementos.

Dessa forma, as religiões de matrizes africanas passaram a associar seus deuses aos santos e santas católicos, muitas vezes como forma de manter seus cultos que eram reprimidos.

Para algumas dessas religiões, Cosme e Damião, passaram a representar os orixás Ibejis, que eram divindades africanas. Assim como os santos católicos, os Ibejis eram irmãos gêmeos que resolviam os problemas levados a eles. Em agradecimento, eles recebiam brinquedos e doces.

Nas religiões de matriz africana, algumas imagens de Cosme e Damião tem uma terceira criança menor entre os gêmeos. Trata-se do Doum. Várias lendas explicam quem é a terceira criança. Uma delas conta que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade.

 

Aprenda a oração de Cosme e Damião

Última modificação em 25/09/2022 21:36

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Oração