Lua de mel: veja a origem, história e dicas de roteiro para viajar a dois

Você sabe de onde vem o costume da lua de mel? Veja a origem e como ela ocorreu em diversas tradições no mundo!

A lua de mel é a realização de muitos casais, após oficializar a união com o casamento.  O costume é fazer uma viagem a dois ,bem romântica, para desfrutar esse momento. É a hora de redescobertas e despertar novamente a chama da paixão e do amor.

Mas apesar dessa tradição ser tão comum, você sabe de onde surgiu esse costume? Na verdade não há uma origem definitiva, mas a mais famosa vem da cultura nórdica.

Ficou curioso para conhecer a origem e a história da lua de mel? Então veja mais abaixo!

 

A origem da lua de mel

A expressão lua de mel vem de uma tradução literal do inglês "honeymoon", e é baseada em uma antiga tradição da cultura nórdica.  Diferentes povos tinham o costume de ensinar os recém casados a beber hidromel, uma bebida alcoólica à base de mel.

Essa bebida tem baixo teor alcoólico. O casal deveria consumir as doses de hidromel durante a duração de uma lua. Portanto, a expressão lua de mel se origina desta antiga tradição.

 

Jovem casal lua de mel
Imagem: reprodução/marlee kay photos

Tradições em diferentes países

Mas esta não é a única origem atribuída à lua de mel. Diversas tradições ao longo da história também influenciaram no costume que conhecemos hoje em dia.

Na antiga Babilônia, há cerca de 3.500 anos atrás o pai da noiva presenteava o noivo com hidromel. Ele deveria ser consumido durante trinta dias . O objetivo era trazer sorte e fertilidade para o casal.

Já na Roma Antiga, a tradição era que as mães das noivas depositassem, durante uma lua, uma vasilha com mel no quarto do casal. A ideia era levar fertilidade.

Os nórdicos, como já citados, bebiam o hidromel porque a bebida era considerada uma benção mágica. Segundo a mitologia, Odin, pai dos deuses, teve o hidromel como seu único alimento, o que lhe concedeu poderes.

Na Idade Média, os casamentos na Alemanha aconteciam na lua cheia. O hidromel também estava presente na comemoração e era consumido durante trinta dias.

E na Inglaterra do século XIX pode ter iniciado a prática da viagem dos casais. Na idade moderna, os casais da burguesia, viajavam após o casamento para se conhecerem melhor. Mas os encontros não eram a dois, porque o destino eram as casas de parentes distantes que puderam comparecer ao casamento.

Lua de mel em búzios
Imagem: reprodução/ passeio rio

 

Destinos nacionais para a viagem de lua de mel

Portanto, agora que você já conhece a origem e tradições da lua de mel, que tal aproveitar o clima romântico e planejar uma viagem a dois? Veja as dicas que separamos, com ótimos destinos para curtir com o seu amor!

 

1. Búzios - Rio de Janeiro

A cidade de Armação dos Búzios no Estado do Rio de Janeiro,  tem uma bela orla, ótima gastronomia, vida noturna agitada e muito charme.  Não é à toa que recebe turistas de todo o mundo. A famosa Orla Bardot é uma homenagem a atriz francesa Brigitte Bardot que passou férias na cidade em 1964.

O local tem diversas pousadas românticas, perfeitas para os casais apaixonados.  Aproveite para ir no verão, a melhor época de conhecer a região.

2. Gramado - Rio Grande do Sul

Para os casais que preferem curtir um friozinho, passar a lua de mel em Gramado, no Rio Grande do Sul, é uma ótima pedida! As Serras Gaúchas  são uma das principais atrações na charmosa cidade, que também oferece uma rica gastronomia, com comida e vinho.

Além disso, é um verdadeiro passeio pela Europa dentro Brasil, se o roteiro de Gramado incluir Bento Gonçalves.

3. Fernando de Noronha - Pernambuco

O paradisíaco Arquipélago de Fernando de Noronha atrai visitantes que gostam de um maior contato com a natureza. Um verdadeiro paraíso, que inclui a praia do Sancho, já considerada uma das mais bonitas do mundo.

Mas toda a beleza se amplia por todo o a arquipélago, tanto de dia quanto à noite.  Noronha é perfeito para quem busca um clima romântico, versátil e que tem natureza com uma boa gastronomia.

4. Costa do Sauípe - Bahia

A Costa de Sauípe fica próxima a salvador, na Bahia, e também é um ótimo destino para lua de mel. No local há cinco hotéis de luxo e seis pousadas temáticas. E eles ficam espalhados por 6km de areia branca e coqueiros, em uma belíssima praia

Todavia, além dos hotéis, o casal em lua de mel pode aproveitar as mordomias de hospedagem, como em Vila Nova, um espaço repleto de barzinho, onde ocorrem shows e luau com fogueiras, em um clima bem divertido.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes