Terapia prânica: o que é, como funciona e como praticar

Esta técnica milenar equilibra a mente e promove um reequilíbrio, prevenindo a manifestação física das energias ruins

Os pensamentos negativos desencadeados nos momentos de estresse e ansiedade podem acabar prejudicando a saúde física. Por isso é muito importante cuidar também das nossas emoções. E uma das alternativas que vem sendo muito usada para isso é a terapia prânica. 

Também conhecida como Pranic Healing ou Pranaterapia, esta prática foi desenvolvida pelo engenheiro químico filipino Mestre Choa Kok Sui e tem como objetivo promover mais saúde e bem estar. Assim, melhora a qualidade de vida como um todo. 

É basicamente uma terapia natural, de origem milenar. Ela promove equilíbrio e bem-estar, diminuindo ou mesmo eliminando os pensamentos negativos e/ou reprimidos. O nome vem de "prana", que significa energia vital - um campo de luz que cerca o corpo físico e o mantém saudável.  

Terapia prânica
Imagem: natalie shirlaw (reprodução / pinterest)

O que é a terapia prânica? 

Segundo a teoria que embasa a terapia prânica, as doenças começam primeiro na aura e só depois se manifestam no corpo físico. Assim ela atua equilibrando a mente de forma a promover um reequilíbrio do corpo e prevenir a manifestação física das energias ruins que geram ansiedade e que podem futuramente gerar doenças físicas, emocionais ou psicológicas.  

Caso algo já tenha se manifestado fisicamente, a terapia prânica promove um alinhamento do sistema energético do nosso corpo. Assim, ajuda a tratar os problemas e a acelerar o processo natural de recuperação. Os mais comuns se manifestam na pele, na garganta, nos olhos e no ouvido.  

É uma técnica de cura mental que pode ser aliada a outros métodos de tratamento alternativos ou convencionais. E também ajuda a fortalecer principalmente os ossos, o sistema respiratório e cardiovascular. Além disso, complementa o tratamento de fobias, traumas, compulsões, depressão, entre outros distúrbios emocionais. Para quem está totalmente saudável, funciona antes de tudo de forma preventiva. 

Terapia prânica
Imagem: lamenteesmaravillosa (reprodução / pinterest)

Como funciona?

A terapia prânica é feita por terapeutas holísticos, profissionais especializados que usam as mãos, mas sem encostar no paciente, apenas ativando os chakras em alguns pontos específicos.  

Assim, conseguem avaliar a energia e retirar a que for ruim. Uma nova energia, mais saudável e equilibrada, é projetada. E, ao mesmo tempo, trata a saúde física e também a saúde mental.  

São primordialmente três fases: 

  • Avaliação do campo energético, percebendo onde há falta, excesso ou bloqueio de energia boa ou ruim.  
  • Limpeza e desobstrução, para retirar a energia ruim, pois é responsável por determinado problema.  
  • E energização, para que os chakras recebam prana calmante e desintoxicante, para estimular o corpo a uma nova configuração energética. 

Isso pode ajudar em momentos de maior estresse ou crise de ansiedade, promovendo um alinhamento dos chakras.

O que são os chakras?

Os chakras ou chacras são os centros energéticos distribuídos ao longo da coluna, responsáveis por absorver a energia vital e distribuir por todo o corpo, mente e espírito.

A palavra tem origem no sânscrito e significa “roda”, tendo registros desde o século 2 a.C.. E assim como o coração e outros órgãos são fundamentais para manter a saúde física, os chakras são necessários para manter nossa energia. Eles têm influência sobre a saúde e o comportamento, regendo nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual.

Porém, quando ficam desalinhados ou com outros problemas – que é natural, sobretudo por estarem em constante movimento - acabam surgindo as doenças físicas e emocionais. Por isso a importância de alinhar os sete chakras a fim de mantê-los sempre equilibrados. 

Como praticar a terapia prânica 

Embora seja indicado buscar terapeutas especializados, mesmo em casa é possível colocar em prática algumas técnicas da terapia prânica.  Um passo a passo simples para fazer isso:  

  • Ficar sentado ou deitado, com o intuito de se sentir mais confortável, independente da posição. 
  • Levar a mão direita e colocar aberta sobre o topo da cabeça, sem encostar. 
  • Levar a mão esquerda até a testa, também sem encostar. 
  • Manter as mãos nesta posição por dois minutos, sentindo a pulsação. 
  • Descer um pouco a mão esquerda, ficando na altura das sobrancelhas, de forma centralizada. 
  • Manter por mais dois minutos e também sentir a pulsação. 
  • Descer novamente até o queixo, repetindo o processo.  
  • Depois na altura dos mamilos e depois na boca do estômago. 
  • Por fim, a mão esquerda deve ser colocada sobre o púbis e a mão direita para o cóccix. 
  • Desta forma, terá passado por todos os sete chakras principais.
Terapia prânica
Imagem: those white walls (reprodução / pinterest)

Por ser uma abordagem integrada, funciona melhor quando envolve também uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e um estilo de vida saudável, pois tudo atua de forma conjunta.

Em suma, aprender um pouco mais sobre esta prática é muito válido, já que, seja por situações de trabalho ou na vida pessoal, é natural que em algum momento a ansiedade e o estresse apareçam. Nessas horas a terapia prânica pode fazer toda a diferença, porque ajuda a relaxar e a lidar melhor com isso e evitar que a saúde seja prejudicada! 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes