DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Câmeras do Smart Sampa identificam mafioso chinês e outros 512 foragidos

Mais de 500 criminosos foram reconhecidos pelas câmeras
Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Câmeras do Smart Sampa
Divulgação

Foi preso em São Paulo na última terça-feira, 28 de janeiro, um criminoso ligado à máfia chinesa que estava foragido da Justiça. Lin Xianbin, 52, natural da província de Fujian, na China, foi flagrado pelas câmeras do Smart Sampa na rua 25 de Março, um dos locais mais movimentados da cidade.

De acordo com a prefeitura da capital, em seis meses o projeto prendeu 512 criminosos foragidos da Justiça, e outras 1,7 mil pessoas foram presas em flagrante. Além das prisões, as câmeras podem ajudar a localizar pessoas desaparecidas.

Como funcionam as câmeras do Smart Sampa?

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o Smart Sampa possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos. Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. E o sistema de reconhecimento facial, utilizado nos equipamentos que permitem a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da justiça.

O monitoramento funciona 24 horas e é acompanhado por cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil Municipal. Segundo o município, todo alerta de ocorrência localizado pelas câmeras ou pelos agentes, é imediatamente direcionado a uma viatura da GCM mais próxima ao local identificado, garantindo pronta resposta nos atendimentos, que podem variar de crimes em flagrante como: furto, posse de arma de fogo, tráfico de entorpecentes, descarte irregular de lixo, invasão a equipamentos públicos, atos de vandalismo e até localização de pessoas desaparecidas e foragidos da justiça.

O Smart Sampa também pode ser colaborativo, então qualquer empresa ou proprietário de câmeras podem integrar suas imagens na plataforma do Programa e ampliar o monitoramento da cidade.

Para se inscrever, basta acessar smartsampa.prefeitura.sp.gov.br .

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.