Covid-19: veja o que vai mudar na nova fase em São Paulo

Governo de SP anuncia nesta quinta-feira (11/03) medidas mais duras para todo o estado. A nova fase em São Paulo terá toque de recolher, proibição de atividades religiosas e esportivas e drive-thru de restaurantes até às 20h.

O governo do estado São Paulo anuncia nesta quinta-feira, 11 de março, novas medidas mais restritivas do Plano SP devido o aumento de mortes, internações e novos casos da Covid-19. No momento, o estado se encontra na fase vermelha, até então a mais dura em regras de contenção. Mas agora, com a nova fase em São Paulo, a ideia é tirar 4 milhões de pessoas de circulação.

Segundo declarações de João Doria (PSDB), a decisão não é fácil de ser tomada. Ele reconheceu que é "impopular e dura", mas também a única maneira de combater o avanço da pandemia em todo o estado. "Nenhum governante gosta de parar as atividades econômicas do seu estado - eu, principalmente. Eu entendo o sofrimento de todos. É difícil, é difícil não poder sair para trabalhar, é difícil não sair para batalhar pelo sustento da sua família, é difícil não poder ir para escola, para faculdade, ter restringido o seu convívio social, não poder ir para o seu esporte, não pode ir para a sua academia", afirmou Doria.

Veja abaixo o que vai mudar na nova fase em São Paulo:

Quais as novas restrições para São Paulo?

Imagem mostra plano da fase vemelha em sp - nova fase em são paulo
(foto: governo do estado de são paulo/divulgação)

A ideia do governo é diminuir o número de casos, óbitos e internações em todo o estado, para evitar um colapso no sistema de saúde privado e público. No último dia 10, São Paulo, pela quarta vez consecutiva, a maior média móvel de mortes de toda a pandemia. Segundo informações do governo, o índice superou o recorde de agosto de 2020.

Confira o que muda na nova fase em São Paulo:

A média móvel, que leva em consideração os registros dos últimos sete dias e minimiza as diferenças das notificações, foi de 312 óbitos por dia nesta quarta.

  • Sistema drive-thru permitido até as 20h;
  • Toque de recolher entre 20h e 5h;
  • Uso de máscara em todos ambientes, internos e externos;
  • Escalonamento de entrada dos trabalhadores em serviços essenciais.
  • Tele-trabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais para órgãos públicos e escritórios de qualquer atividade (desde que o setor não seja essencial).

O que está proibido?

  • Atividades religiosas (culto e missas) e atividades esportivas estão proibidas;
  • Uso de praias e parques;
  • Lojas de materiais de construção;
  • Serviço de retirada de todos os setores.

O sistema delivery para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais deve continuar funcionando normalmente por 24h.

Até quando vai a nova fase?

Segundo o governo do estado de São Paulo, a nova fase começa a partir do próximo dia 15 de março e até o dia 30 de março.

Como ficam as escolas na nova fase em São Paulo?

O plano escolar de toda a rede pública do estado também vai passar por mudanças com a nova fase em São Paulo. Para isso, o governo vai antecipar o recesso escolar de abril e outubro do dia 15 até o dia 28 de março. As aulas presenciais não vão mais acontecer, e as escolas ficarão apenas para a retirada de merenda e material escolar, com agendamento prévio.

Quanto a rede particular, a recomendação é que o ensino remoto volte a ser a primeira opção. Entretanto, as aulas presenciais podem acontecer, mas apenas com  35% da capacidade.

O que pode funcionar em SP capital?

Reclassificação do plano sp - imagem mostra pessoas caminhando no viaduto
(foto: rovena rosa/agência brasil)

A partir da próxima segunda-feira, 15 de março, apenas os serviços essenciais poderão abrir, com mais restrições do que na fase vermelha do Plano São Paulo. Farmácias, supermercados e padarias podem abrir, mas estão proibidos de oferecer retirada no local, e devem fechar até as 20h.

Em qual fase São Paulo está?

Até o momento, o estado de São Paulo está na fase vermelha do Plano SP. Com o novo anúncio do governo, o estado entra na chamada "fase emergencial".

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes