Dia das Mães gelado: até quando vai fazer frio em São Paulo?
Capital paulista vai registrar mínima de 12°C

A chegada de uma frente fria derrubou as temperaturas em São Paulo e mudou o tempo no início desta semana. A segunda-feira (4) ainda começou com resquícios do ar frio, céu nublado e sensação mais baixa nas primeiras horas do dia, após o avanço do sistema no fim de semana.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, o frio perde força gradualmente ao longo dos próximos dias, dando espaço a tardes mais quentes e períodos de sol, embora a umidade e a nebulosidade ainda marquem presença no começo da semana.
Frio continua? Veja a previsão para a semana
Apesar do início gelado, o frio não deve durar muitos dias. A tendência é de elevação gradual das temperaturas já a partir de segunda-feira (4), com predomínio de tempo mais estável no meio da semana.
- Segunda (4): 16°C a 29°C, com chuva fraca e céu nublado
- Terça (5): 18°C a 29°C, ainda com possibilidade de garoa
- Quarta (6): 19°C a 29°C, sem chuva e com mais aberturas de sol
- Quinta (7): 19°C a 28°C, tempo firme
- Sexta (8): 21°C a 28°C, variação de nuvens
A trégua no frio será temporária. Uma nova mudança no tempo está prevista para o próximo fim de semana, com retorno da chuva e queda nas temperaturas.
- Sábado (9): 15°C a 23°C, com chuva moderada ao longo do dia
- Domingo (10) – Dia das Mães: 12°C a 20°C, manhã fria e céu parcialmente aberto
Dia das Mães deve ser de temperaturas baixas
Para quem pretende comemorar o Dia das Mães ao ar livre, o clima deve exigir agasalho. A mínima pode chegar aos 12°C, com sensação térmica ainda menor nas primeiras horas do dia.
A combinação de nova frente fria e ar mais seco mantém o padrão típico de outono: manhãs frias, tardes amenas e noites com queda acentuada de temperatura.
O que provocou a frente fria?
A virada no clima está associada ao avanço de uma frente fria ligada a um ciclone extratropical no oceano, combinada com a entrada de uma massa de ar polar. Esse sistema aumentou a nebulosidade, elevou a umidade, acima dos 70%, e trouxe ventos mais frios, principalmente do sul.
Há previsão de garoa ocasional entre a tarde e a noite, além de rajadas moderadas de vento. No litoral paulista, o alerta é maior. O Instituto Nacional de Meteorologia aponta risco de temporais, com chuva intensa, descargas elétricas e ventos que podem chegar a 100 km/h em pontos isolados.
No interior e na faixa leste do estado, a Defesa Civil do Estado de São Paulo também monitora pancadas irregulares, com possibilidade de raios e até granizo.

