Feriado de Tiradentes em São Paulo: confira o que abre e o que fecha

Saiba o que funciona durante o feriado de Tiradentes, a data não foi uma das antecipadas pela prefeitura de São Paulo em março, na tentativa de conter o avanço do novo coronavírus. 

Em razão do feriado de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril, quarta-feira, o comércio em São Paulo vai sofrer alterações no horário de funcionamento. A data não foi antecipada pela Prefeitura de São Paulo em março, na tentativa de conter o avanço da pandemia do coronavírus. Confira abaixo o que abre e o que fecha em São Paulo: 

Bancos - feriado de Tiradentes em São Paulo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências não abrem no feriado de Tiradentes em São Paulo. Neste, apenas o atendimento via internet e telefone seguem sem alteração. 

Portanto, contas com data de vencimento na quarta-feira podem ser pagas pelo aplicativo, internet banking e caixas eletrônicos de autoatendimento.

O vencimento das contas não muda, já que, de acordo com a regulamentação do Banco Central, esses dias não serão considerados feriados bancários.

 

Serviços de Saúde - feriado de Tiradentes em São Paulo

Os hospitais municipais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento vão atender normalmente no dia 21 de abril de 2021. As AMA/UBS Integradas vão funcionar das 7h às 19h. Veja os endereços aqui

Apenas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão fechadas. 

Vacinação contra a covid-19 - Na quarta-feira, São Paulo inicia a vacinação dos idosos com 65 e 66 anos contra a covid-19 - para informações sobre os postos de imunização, clique aqui

Parques - feriado de Tiradentes em São Paulo

Permanecem fechados no feriado em virtude da fase de transição da quarentena em São Paulo, imposta pela pandemia de coronavírus. A previsão é de que o Ibirapuera e outros espaços da cidade reabram no dia 23 de abril. 

Rodízio

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que, devido à manutenção do toque de recolher determinado pelo Governo do Estado, o rodízio municipal para veículos de passeio continuará vigorando de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h do dia seguinte, de acordo com o final da placa, inclusive nos feriados.

Nesta quarta, o rodízio é para carros com placa final 3 e 4.

Segue suspenso o funcionamento do rodízio para carros em seu horário tradicional: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

 

Bolsa de valores

A bolsa de valores do Brasil, a B3, não vai operar. 

Alimentação

Supermercados, padarias e açougues podem funcionar em seu horário habitual. Restaurantes podem abrir também em horário normal, mas seguem sem oferecer refeições no local até o dia 23, seguindo determinação no Plano São Paulo.

Lotéricas, escolas e serviços apenas online

As lotérocas vão fechar durante o feriado de Tiradentes. Os sorteios serão retomados na quinta-feira. 

Procon, Detran e Poupatempo seguem com as agências fechadas e atendem apenas on-line. 

Escolas particulares, municipais e estaduais estarão fechadas. 

Feriado de Tiradentes

Este feriado nacional no Brasil é comemorado anualmente no dia 21 de abril. O Dia de Tiradentes no Brasil comemora a execução do herói nacional brasileiro Joaquim José da Silva Xavier (16 de agosto de 1746 - 21 de abril de 1792).

Ele foi um revolucionário brasileiro que, como fundador do movimento da Inconfidência Mineira, lutou pela independência do Brasil e pela libertação do poder colonial português.

Na época, Portugal estava impondo uma carga tributária onerosa aos brasileiros, pois eles tentavam manter a renda da colônia, apesar dos níveis decrescentes de mineração de ouro.

Tiradentes traçou um plano para ir às ruas e declarar a independência no dia em que os impostos eram devidos. O plano foi traído e os rebeldes foram presos em fevereiro de 1789.

Durante o julgamento subsequente, Tiradentes assumiu total responsabilidade pelo complô da insurreição e executado por enforcamento em 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exposta como um aviso aos outros revolucionários.

eu martírio fez com que Tiradentes fosse considerado um herói nacional pelos republicanos do século 19, e suas ideias liberais continuaram influenciando o pensamento brasileiro até a independência, quase 100 anos após sua morte, em 1882.

O aniversário de sua morte (21 de abril) tornou-se feriado nacional depois que a república foi proclamada em 1889.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes