Parque Novo Rio Pinheiros em SP: o que sabemos sobre o projeto

O projeto que promete revitalizar as margens do Rio Pinheiro e despoluir o canal fluvial está caminhando. Confira tudo o que sabemos sobre o Parque Novo Rio Pinheiros, obra do governo do estado de SP.

Nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do estado de São Paulo, Marcos Penido, afirmou que o trabalho de despoluição do Rio Pinheiros continua "acelerado". A ação faz parte do chamado projeto Parque Novo Rio Pinheiros, obra que promete revitalizar as margens do rio e expandir o serviço de saneamento básico da cidade.

O que é o projeto do Programa Novo Rio Pinheiros?

Imagem mostra o parque novo rio pinheiros em sp:
(foto: governo do estado de sp/reprodução)

Iniciado no começo de 2019, o projeto do Parque Novo Rio Pinheiros, que promete integrar o Rio Pinheiros com a cidade de São Paulo, é uma obra do governo do Estado de São Paulo em parceria com a iniciativa privada. Assinado pela arquiteta e urbanista, Daniela Amarante, a ação possuí diversas etapas, desde a despoluição total do tradicional canal fluvial da capital paulista até a criação de espaços de lazer. A primeira fase é o chamado Programa Novo Rio Pinheiros.

Até o momento, cerca 16 mil toneladas de lixo flutuante já foram removidas do Rio Pinheiros. Segundo o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, ao todo são 532 mil ligações de esgoto conectados com o canal, 150 mil destas já foram realizadas, totalizando 28% do projeto.

Ainda sem data definida para a conclusão, a previsão é que o projeto se conclua até o ano de 2022.  Com a expansão do serviço de saneamento promovido pela Sabesp, o programa inicia os eixos de manutenção, revitalização, educação ambiental e tratamento dos resíduos sólidos.

Parque Novo Rio Pinheiros - o projeto de revitalização

 

Imagem mostra o parque novo rio pinheiros em sp:
(foto: governo do estado de sp/reprodução)

Em paralelo com a despoluição do Rio Pinheiros, nascerá um parque ecológico às margens do canal. Com função de integrar a cidade de São Paulo com o rio, o Parque Novo Rio Pinheiros ganhará todas as funções de espaço público e de uso coletivo.  Segundo o governo, todas as estruturas serão gratuitas.

O Parque abrange o trecho entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, com aproximadamente 8,2 mil metros de extensão. Além das ciclovias, que já foram entregues, a área ao lado da CPTM terá pistas para caminhadas, acessos para interligação com o transporte público, entre outros atrativos. Confira abaixo:

O que vai ter no Parque Novo Rio Pinheiros?

  • Ciclovia
  • Pista de caminhada para pedestre
  • Pontos de alimentação; praças, cafés e restaurantes
  • Estacionamento
  • Área para bikes; aluguel e manutenção
  • Banheiros
  • Mirante
  • Área de lazer
  • Ponte flutuante; conexão das duas margens do rio

Fonte: Governo do Estado de SP

Novo cartão postal

Imagem mostra o projeto do parque novo rio pinheiros em sp
(foto: governo do estado de sp/reprodução)

O mirante que fará parte do Parque Novo Rio Pinheiros promete ser o novo ponto turístico e cartão portal da cidade de São Paulo, de acordo com o governo. No mirante será possível tirar fotos com uma vista direto do rio Pinheiros e também passear em uma passarela flutuante. A área será coberta, sendo possível aproveitá-la até mesmo nos dias chuvosos.

Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros

O Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros é composto pelas empresas Amarílis, Farah Service, Jardiplan e Metalu Brasil. O grupo apresentou proposta, após publicação do chamamento público em novembro de 2020. A seleção ocorreu em 6 de janeiro e o contrato foi assinado em janeiro de 2021.

A Usina São Paulo SPE S.A, é a empresa responsável por implementar espaços de uso público na área de 29.804 metros quadrados do Parque Novo Rio Pinheiros, incluindo a cobertura do prédio e o entorno.

Um novo edital será publicado ainda em 2021 para complemento do parque no trecho de 8,9 mil metros entre as pontes Cidade Jardim e a Ponte Jaguaré (Retiro). As contrapartidas para os investimentos permitem o anúncio publicitário e a organização de eventos no espaço concedido.

Qualidade de vida

Imagem mostra o parque novo rio pinheiros em sp
(foto: governo do estado de sp/reprodução)

A revitalização do rio Pinheiros e de todo o seu entorno tem como principal objetivo aproximar a população do rio por meio dos espaços de lazer e entretenimento. Na opinião do governador João Doria (PSDB), a população terá mais qualidade de vida com a criação do Parque Novo Rio Pinheiros.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes