Quando a Paulista fica fechada? Veja dias e horários da avenida

Avenida oferecer lazer de graça

Desde 2015, há dias em que a avenida Paulista, na cidade de São Paulo, fica fechada para veículos. A medida tem como objetivo tornar uma das principais vias da capital uma área de lazer para pedestres, ciclistas e skatistas. Confira os dias e horários de quando a Paulista fica fechada.

Quando a Paulista fica fechada?

A avenida Paulista fica fechada para veículos e aberta para pedestres aos domingos e feriados, das 8h às 16h. A medida foi instituída em outubro de 2015, pelo prefeito da época, Fernando Haddad. Anteriormente, a via ficava fechada apenas em ocasiões especiais, como, por exemplo, o Réveillon e a Parada Gay. No contexto da pandemia de covid-19, a ação foi paralisada em março de 2020, e a Paulista só voltou a fechar novamente em julho de 2021.

Mas a mobilização por um espaço de lazer e convivência para São Paulo começou um pouco antes dessa instituição, em 2014. A Minha Sampa, unida com outras organizações, iniciou um movimento pela Paulista aberta para pedestres aos domingos e feriados, com o objetivo de reivindicar os espaços públicos de volta às pessoas. E, em 2016, a iniciativa se ampliou mais ainda, a partir da criação oficial do programa Ruas Abertas.

O que tem na avenida Paulista?

1- CASA DAS ROSAS - ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA

2- JAPAN HOUSE

3- SESC AVENIDA PAULISTA

4- CENTRO CULTURAL COREANO

5- EDIFÍCIO GAZETA (FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO)

6- SEDE DA FIESP

7- MASP (O MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO)

8- PARQUE TRIANON

9- CONJUNTO NACIONAL

10- INSTITUTO MOREIRA SALLES

11 - ASSISTIR SHOWS E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

12 - ANDAR DE BICICLETA

O que é o programa Ruas Abertas

O programa Ruas Abertas foi oficializado em junho de 2016, por meio do Decreto nº 57.086. Ele promove, aos domingos e feriados, a ocupação de ruas e avenidas da cidade de forma alternativa ao do veículo automotor. Além disso, também busca incentivar o desenvolvimento sustentável da capital paulista, nas dimensões socioeconômicas e ambientais, e garantir a equidade no uso do espaço público de circulação em vias e locais públicos.

Nas ruas incluídas na iniciativa, são permitidas manifestações artísticas, culturais e esportivas, mediante acordo com a respectiva subprefeitura. Também cabe a esses órgãos municipais definir, no âmbito de suas circunscrições territoriais, quais vias públicas integram o programa.

A cidade já contava com uma iniciativa semelhante, com o programa Ruas de Lazer. Iniciado na década de 70 pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), ele oferece à população a oportunidade de organização, execução e desfrute de atividades de lazer e recreação nas ruas da cidade, transformando-as em ambientes de convivência e estimulando a apropriação dos espaços públicos. Ou seja, é possível que os próprios moradores da capital solicitem a criação de uma Rua de Lazer, em vias públicas com trânsito de veículos de baixa intensidade.

Como solicitar uma Rua de Lazer

Antes de solicitar a abertura de uma Rua de Lazer - assim como a avenida Paulista - é preciso verificar se há algum impedimento na criação dela. No caso, é vedada a implantação de Ruas de Lazer nas vias em que haja templos de qualquer culto, hospitais, prontos-socorros, velórios, cemitérios, estacionamentos coletivos, linhas regulares de ônibus, pontos de táxi, feiras-livres, bares, lanchonetes, estabelecimentos de alimentação de qualquer natureza ou qualquer outro tipo de comércio.

Averiguando esse primeiro requisito, em seguida é preciso apresentar na subprefeitura os seguimentos documentos, em formulários específicos: abaixo assinado com assinatura de ao menos 80% dos moradores da rua, lista de Conselho, e croqui (mapa) da rua (ou trecho da rua). Esses formulários estão disponíveis no site da prefeitura de SP e também podem ser retirados na Supervisão de Esportes das Subprefeituras. Com a solicitação feita, a subprefeitura e a Companhia de Engenharia de Trafego (CET) vão fazer a verificação e a vistoria da rua solicitada.

Em caso de aprovação, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer publicará uma portaria de autorização; a CET implantará as placas; e, por fim, a Secretaria também fornecerá os cavaletes para fechamento da nova Rua de Lazer. No site da prefeitura de SP também é possível averiguar a relação de todas as ruas atualmente ativas no programa.

Leia mais: Aniversário de São Paulo: 12 lugares para provar a gastronomia da cidade

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes