Ata do Copom ratifica preocupação com risco inflacionário

Documento repete que Banco Central se mantém atento e que choques atuais são temporários

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) relativa à última reunião, divulgada nesta terça-feira, 11,  reforçou a preocupação do Banco Central manifestada no comunicado divulgado, na semana passada, após a decisão de elevar a taxa Selic em 0,75 ponto porcentual, com  a incerteza ainda elevada em relação ao ritmo de crescimento da economia. Mesmo apontando ter havido uma melhora acima do esperado para a economia diante do recrusdescimento da pandemia e da lentidão do programa de vacinação no país.

Segundo o Banco Central, "o processo de recuperação econômica dos efeitos da pandemia pode ser mais lento do que o estimado, produzindo trajetória de inflação abaixo do esperado", mas que "por outro lado, novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia que piorem a trajetória fiscal do país, ou frustrações em relação à continuidade das reformas, podem pressionar ainda mais os prêmios de risco do país. O risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária."

A instituição financeira ressalta que as diversas medidas de inflação que vêm sendo tomadas pelo Banco Central estão em linha com o esforço do governo no cumprimento da meta para a inflação em 2021, que está em 3,25% ao ano.  Que as incertezas sobre a retomada do ritmo de crescimento da economia deve retornar à sua normalidade e que, portanto, as expectativas mais elevadas para a inflação no ano indicadas por economistas no boletim semanal Focus estão sendo observadas pelo Banco Central. Na pesquisa Focus divulgada na segunda-feira, 9, economistas elevaram a previsão para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) par 5,06% ao ano.

A ata cita a pressão ainda continuada da alta no preço das commodities, com impacto nos preços dos alimentos e de bens industriais. Que a adoção de patamares mais elevados de bandeira tarifária também deve influenciar no comportamento da inflação, mas que o comitê mantém o diagnóstico de que os choques atuais são temporários, mas que segue atento à sua evolução.  Na última reunião do Copom, na semana passada, o Comitê decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto porcentual, levando a Selic a 3,25% ao ano.

Na ata desta segunda-feira, o Copom considera as diferentes trajetórias de normalização dos juros e que levando em conta o cenário básico e o balanço de riscos, avaliou que na próxima reunião, em junho, seria adequado outro ajuste da mesma magnitude, caso não haja mudança nos condicionantes de inflação.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes