Como consultar Auxílio emergencial pelo CPF para receber a 5ª parcela

A consulta pode ser feita pelo seu CPF direto no site da Dataprev,

A 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 está para sair, mas antes, veja como consultar Auxílio emergencial pelo CPF e confira se você será beneficiado nesta rodada de pagamentos.

Isso porque o Governo Federal vem fazendo uma operação pente-fino mensalmente a fim de detectar possíveis irregularidades. Então, por mais que você tenha recebido as parcelas anteriores do auxílio emergencial, é prudente consultar a situação hoje.

A consulta pode ser feita pelo seu CPF direto no site da Dataprev, sistema que gerencia os dados do programa do Governo Federal. Abaixo vamos te explicar passo a passo, confira.

Como consultar Auxílio emergencial pelo CPF

Dataprev abre nova contestação do auxílio emergencial 2021 negado
Portal de consultas da dataprev

Para consultar o saldo e se o seu benefício está regular, basta acessar o site Consulta Auxílio. Veja aqui certinho o que fazer em cada etapa:

Vale ressaltar que não são todos os beneficiários do auxílio emergencial que conseguem acessar o saldo desta forma.

Quem recebe o Bolsa Família e os inscritos no CadÚnico podem não constar na lista da Dataprev. Isso porque o pagamento das parcelas deste público é depositado de forma automática.

Consultar o saldo do auxílio emergencial pelo aplicativo

O beneficiário também pode verificar a situação do auxílio emergencial direto pelo celular, além do site Consulta Auxílio.

A primeira coisa a se fazer é baixar o Aplicativo Caixa Tem, o mesmo por onde você pode movimentar o dinheiro do benefício através da conta digita.

Baixe no Google  Play ou Apple Store o aplicativo “Caixa Tem”, faça login e entre com a sua senha.

Como me cadastrar

Para se cadastrar no aplicativo "Caixa Tem", primeiro você precisa informar dados como CPF, nome completo, número de celular, data de nascimento, CEP e e-mail.

Na sequência, crie uma senha conforme a orientação de dígitos e números, e por fim, clique em “não sou um robô”.

Para confirmar o seu acesso, você precisa ir até a caixa de entrada do e-mail informado no cadastro. Na mensagem, clique no link para validar o cadastro.

Então, volte ao aplicativo e clique na opção “liberar acesso” e em seguida no item “toque aqui para realizar seu primeiro acesso”. Como se trata do seu primeiro acesso pelo celular, é preciso também liberar a entrada pelo aparelho.

Para isso você precisa clicar em “continuar” e depois em receber “código”. O código vai chegar por SMS e deve ser digitado no campo solicitado pelo aplicativo.

Pode parecer complicado porque existem muitos detalhes neste primeiro acesso, mas o sistema funciona de forma intuitiva e você não vai encontrar dificuldades.

Consultar o saldo

Para consultar o saldo, entre no aplicativo e fique atento para a "fila virtual". Quando chegar a sua vez de ser atendido, você terá 10 minutos para solicitar os serviços necessários.

Chegou a sua vez? Agora clique na opção “mostrar saldo” que fica no canto superior da tela. Ali vai aparecer o valor disponível na conta.

Se precisar saber de mais informações, toque na opção “extrato” que fica direto no Menu do Aplicativo.

Assim como um extrato bancário, a página vai mostrar como e onde você usou o dinheiro. O recurso também é válido para controlar os meses anteriores, basta mover para o lado.

Por que devo consultar meu saldo no site da Dataprev?

Mesmo que você já venha recebendo o auxílio emergencial nos meses anteriores, não significa que o benefício vai continuar "caindo" na conta.

Pode ser que durante uma análise, o Governo Federal identifique suspeita de irregularidade. Por isso a recomendação do Ministério da Cidadania de acompanhar mensalmente a situação do auxílio.

Se for identificada suspeita de irregularidade, o beneficiário pode contestar no próprio site da Dataprev, seguindo os prazos de contestação.

Mensalmente o Governo Federal identifica milhões de benefícios com suspeita de irregularidades. Os auxílios acabam sendo suspensos ou bloqueados.

Como fica o calendário do auxílio emergencial 2021?

O Governo Federal vai pagar a partir do dia 18 de agosto a quinta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família.

Apesar de já anunciada a prorrogação, a Caixa ainda não definiu o cronograma dos próximos três meses para o público em geral.

Quando se trata do público em geral, o calendário segue o mês de nascimento do beneficiário. Primeiro é liberado o recurso no aplicativo Caixa Tem para depois, num segundo momento, o saque ser autorizado.

Por enquanto, o calendário divulgado é apenas dos beneficiários do Bolsa Família. Confira abaixo:

Calendário da 5ª parcela - Bolsa Família

O cronograma da 5ª parcela do auxílio emergencial segue o número final do NIS (Número de Identificação Social) Veja:

NIS terminado em: 1 – 18/08
NIS terminado em: 2 – 19/08
NIS terminado em: 3 – 20/08
NIS terminado em: 4 – 23/08
NIS terminado em: 5 – 24/08
NIS terminado em: 6 – 25/08
NIS terminado em: 7 – 26/08
NIS terminado em: 8 – 27/08
NIS terminado em: 9 – 30/08
NIS terminado em: 0 – 31/08.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes