FGTS extraordinário: veja quando e como sacar os 1000 reais

O dinheiro será liberado de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador

O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) começou a ser liberado pela Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira, 20. O dinheiro será liberado de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, portanto, veja como sacar os 1000 reais do FGTS.

Como sacar mil reais FGTS?

Para sacar os 1000 reais do FGTS não é preciso pedir a liberação do dinheiro, basta que o trabalhador tenha uma conta no Fundo de Garantia, seja ela ativa ou inativa. Assim, o recurso será liberado de forma automática na conta poupança do trabalhador existente na Caixa.

Neste caso, os cidadãos que têm dúvida sobre como sacar os 1000 reais do FGTS devem saber que o dinheiro pode ser transferido ou sacado utilizando o cartão da conta, tanto nos terminais de autoatendimento da Caixa, quanto nas casas lotéricas.

Para quem atualmente recebe benefícios sociais do governo o FGTS será depositado diretamente na conta poupança social digital. Essa conta também será criada para quem não é correntista da Caixa. Sendo assim, para sacar os 1000 reais do FGTS a Caixa orienta esses cidadãos à utilizarem o aplicativo Caixa Tem.

Para isso, siga o passo a passo:

>> acesse o Caixa Tem com o CPF e senha;
>> procure pela opção “saque sem cartão”;
>> informe a quantia que deseja sacar;
>> será gerado um código de seis dígitos que tem a validade de uma hora;
>> informe novamente a senha para confirmar a transação;

Depois, vá até uma casa lotérica e informe o código ao atendente que orientará o cidadão sobre como sacar os 1000 reais do FGTS. Esse procedimento também pode ser feito em um caixa eletrônico, basta registrar o número emitido pelo Caixa Tem e aguardar a liberação dos 1000 reais do FGTS.

Além de ser uma forma de como sacar a quantia, essa plataforma também permite fazer compras em estabelecimentos conveniados, além do pagamento de boletos ou contas. O cidadão pode ainda utilizar o cartão de débito virtual e QR Code para fazer compras virtuais.

Quando posso sacar o FGTS?

O saque dos 1000 reais do FGTS pode ser feito a partir de hoje pelos cidadãos que nasceram em janeiro. Depois, será a vez daqueles que fazem aniversário em fevereiro e assim, sucessivamente. Segundo o calendário para sacar os 1000 reais do FGTS, a Caixa Econômica Federal vai liberar o benefício sempre às quartas e aos sábados. Veja o calendário completo:

Nascidos em Janeiro: saque liberado no dia 20 de abril;
Nascidos em Fevereiro: saque liberado no dia 30 de abril;
Nascidos em Março: saque liberado no dia 4 de maio;
Nascidos em Abril: saque liberado no dia 11 de maio;
Nascidos em Maio: saque liberado no dia 14 de maio;
Nascidos em Junho: saque liberado no dia 18 de maio;
Nascidos em Julho: saque liberado no dia 21 de maio;
Nascidos em Agosto: saque liberado no dia 25 de maio;
Nascidos em Setembro: saque liberado no dia 28 de maio;
Nascidos em Outubro: saque liberado no dia 01 de junho;
Nascidos em Novembro: saque liberado no dia 8 de junho;
Nascidos em Dezembro: saque liberado no dia 15 de junho.

Vale ressaltar que, segundo o calendário de saque dos 1000 reais do FGTS, os depósitos se encerrarão no dia 15 de junho, no entanto, o dinheiro ficará disponível para resgate até o dia 15 de dezembro.

É obrigatório sacar o FGTS?

Nesta modalidade, o saque é facultativo. Então, se após saber como sacar os 1000 reais do FGTS o trabalhador mudar de ideia e não quiser receber esse dinheiro, basta solicitar que o pagamento retorne para sua conta do Fundo de Garantia.

Isso deve ser feito até o dia 10 de novembro através do Caixa Tem na opção "solicitar cancelamento". As quantias que não forem movimentadas nas contas por meio de saques e transferências, retornarão às contas do FGTS corrigidas de forma automática após o dia 15 de dezembro.

Neste caso, não haverá prejuízo ao trabalhador que poderá fazer o saque em outras ocasiões como a rescisão sem justa causa, aposentadoria, doença grave que venha acometer o trabalhador ou seus dependentes, além da aquisição da casa própria dentre outras situações previstas em lei.

Confira os detalhes do saque com o vídeo oficial da Caixa no Youtube.

 

Relacionado

Como usar FGTS para construção de casa própria

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes