Como pedir o aumento de 25% na aposentadoria por invalidez

O adicional é pago ao aposentado que precisa do auxílio de outras pessoas para realizar as atividades do dia a dia.

É possível reajustar os valores recebidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? A resposta é sim. O aposentado pode receber um adicional de 25% na aposentadoria por invalidez e sem muita burocracia, basta comprovar que o segurado precisa da ajuda de terceiros, seja um parente ou profissional contratado, para realizar atividades diárias, como tomar banho e se alimentar.

Mas quem se encaixa nesse critério e como solicitar o adicional?

 

Adicional de 25% na aposentadoria por invalidez

O valor do benefício de aposentados por invalidez pode aumentar com um adicional do INSS. Ele é devido ao segurado que depende de outras pessoas para realizar atividades cotidianas, como é o caso de tomar banho e se alimentar. Nesses casos, há o direito ao adicional de 25% na aposentadoria por invalidez.

Para conseguir esse adicional, é preciso passar por uma nova avaliação de perícia médica. Depois desse procedimento, o supervisor da perícia ainda deve aprovar o resultado.

O acréscimo de 25% no benefício incide também sobre o décimo terceiro do INSS. Não são todos os aposentados que podem conseguir esse adicional, afinal ele é destinado apenas para quem tem aposentadoria por invalidez e precisa de assistência permanente de outra pessoa. O pedido pode ser feito na plataforma Meu INSS.

Ademais, em caso de morte do segurado, esse adicional de 25% não será transferido para o valor da pensão por morte dos dependentes.

Quem tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria?

O adicional de 25% na aposentadoria por invalidez é pago a quem precisa de auxílio de terceiros para realizar as atividades do dia a dia. O aumento pode ser solicitado por pessoas já aposentadas ou em avaliação para a aposentadoria por invalidez. Nesse sentido, pode conseguir o adicional quem se encaixar em ao menos uma das seguintes situações:

  • Cegueira total;
  • Perda de nove ou mais dedos das mãos;
  • Paralisia dos dois braços ou pernas;
  • Perda das pernas e sem a possibilidade de prótese;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo com a possibilidade de prótese;
  • Perda de um braço e uma perna, sem a possibilidade de prótese;
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
  • Doença que deixe a pessoa acamada;
  • Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Esses exemplos de situações são disponibilizados pelo INSS, caso o aposentado viva um desses cenários pode obter o aumento de seu benefício mensal.

Como solicitar os 25% a mais na aposentadoria por invalidez?

Em caso de verificar que o segurado tem direito ao adicional, a solicitação pode ser feita no site ou aplicativo do Meu INSS, ou então em uma agência do INSS.

SITE NO INSS

O primeiro passo é acessar a plataforma pelo endereço https://meu.inss.gov.br. Em seguida faça login com CPF e senha. Em caso de primeiro acesso é necessário completar um cadastro.

Agora o usuário deve clicar no item “Agendamentos/Solicitações” na tela inicial e depois em “Novo requerimento”. Na tela seguinte, a orientação é procurar pelo serviço de “Solicitação de Acréscimo de 25%”.

O sistema do INSS vai pedir então que o segurado atualize os dados de contato para continuar com o requerimento do benefício. Para fazer a solicitação do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez será necessário também responder perguntas relacionadas a sua situação e ao benefício. Depois disso, o usuário deve agendar a perícia médica.

O próximo passo é comparecer à perícia médica no dia e hora marcados. E depois, basta esperar pelo resultado.

AGÊNCIA DO INSS

Caso seja necessário ir à uma agência, procure a unidade mais próxima. Para isso acesse o site www.covid.inss.gov.br.

APLICATIVO MEU INSS

  • Baixe o aplicativo "Meu INSS" no seu celular (disponível em Android e iOS).
  • Clique em "Entrar", localizado no canto superior direito para fazer o login ou crie sua conta com seus dados pessoais.
  • Por fim, selecione "Agendar Perícia" - Clique na perícia desejada - Siga as orientações e conclua o agendamento
Agendar perícia no inss
Foto: reprodução

 O que é a aposentadoria por invalidez?

Um dos modos de se aposentar pelo INSS é através da aposentadoria por invalidez. Ela é destinada aos segurados que ficam incapazes de trabalhar de modo permanente e que não podem ser reabilitados para outra profissão. Essa situação é definida a partir de realização de perícia médica.

Para se aposentar por invalidez, o trabalhador deve primeiro solicitar o auxílio-doença, que é pago a quem está temporariamente incapaz de trabalhar. Sendo assim, caso o perito do INSS constate a incapacidade permanente será indicada a aposentadoria.

O benefício não é devido a quem já tem a doença em questão antes de se inscrever na Previdência Social. Sendo válido apenas nos casos em que a incapacidade for gerada pelo agravamento da situação.

Além disso, o segurado recebe o benefício pelo tempo que durar a invalidez, ao passo que deve passar por reavaliação no INSS a cada dois anos.

Leia também:

Reajuste da aposentadoria 2021 pode aumentar seu benefício

Como funciona o empréstimo consignado do INSS para aposentados

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de josé luiz
    José Luiz Diz

    Tenho mal de parkinson e estou aposentado por invalidez desde desde 2018.

    Está cada vez mais difícil o dia a dia sozinho.
    Mal de parkinson da direito aos 25%?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes