Auxílio-doença por Covid-19: saiba quem tem direito

O auxílio-doença por Covid-19 é direito do segurado que fica impossibilitado de exercer suas atividades profissionais por ter sido contaminado.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem amparado trabalhadores diagnosticados com Covid-19. Em 2020, o número de concessões de auxílio-doença por razões de doença respiratória mais do que dobrou. Sendo assim, o auxílio-doença por Covid-19 é direito do segurado que fica impossibilitado de exercer suas atividades profissionais por ter sido contaminado.

De acordo com dados da Secretaria de Previdência e Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, os benefícios concedidos pela Classificação Internacional de Doenças (CIDs) em relação a problemas respiratórios tiveram uma alta de 166% no ano passado.

Nota-se ainda, que o vírus foi a segunda principal doença como motivo para concessão de benefícios temporários por incapacidade entre março e dezembro de 2020. Ao passo que, em alguns casos, pode ser considerada como doença ocupacional.

Quem pode receber o auxílio-doença por Covid-19?

Tem direito ao auxílio-doença por Covid-19, o trabalhador segurado do INSS que for diagnosticado com essa doença. A partir disso, o mesmo deve ser afastado do trabalho e ficar em isolamento social. Para comprovação é preciso passar por perícia médica, que voltou a ser exigida no final de 2020.

Além disso, para receber o benefício é preciso cumprir algumas regras do órgão. Para o empregado com carteira assinada, é preciso estar afastado do trabalho por mais de 15 dias. Ao passo que, se a doença permanecer após esse prazo, o trabalhador recebe o auxílio-doença do INSS.

O trabalhador autônomo, que contribui ao INSS por conta própria, também pode receber o auxílio-doença por Covid-19 caso já tenha cumprido a carência de 12 contribuições mensais.

Covid-19 pode ser considerado doença de trabalho

Ademais, em determinados casos a contaminação por Covid-19 pode ser considerada doença ocupacional. Isso, em caso de se comprovar que a exposição ao vírus ocorreu por relação da atividade profissional. Em determinadas situações, a classificação da Covid-19 como doença de trabalho pode gerar ao empregado uma ampliação de benefícios do INSS.

Como solicitar o benefício do INSS?

Para solicitar o auxílio-doença por Covid-19, pode-se agendar uma perícia médica do INSS. Veja o passo a passo para marcar pela internet:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login;
  3. Escolha a opção “Agende sua Perícia”, no menu lateral esquerdo;
  4. Clique em “Agendar Novo” caso seja o primeiro pedido ou em “Agendar Prorrogação” para prorrogar o benefício;
  5. Preencha os campos solicitados para marcar a perícia médica.

Por fim, será possível acompanhar o andamento da solicitação na opção de “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Com informações de Agora São Paulo

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes