Benefício do INSS não depositado? Saiba o que fazer

Em caso de benefício do INSS não depositado, o segurado pode fazer uma solicitação de pagamento. Mas é válido verificar primeiro o calendário dos benefícios e o extrato de pagamento.

Em caso de benefício do INSS não depositado, o segurado pode fazer uma solicitação de pagamento. Mas é válido verificar primeiro o calendário dos benefícios e o extrato de pagamento. Nesse sentido, o dinheiro deve ser depositado até o quinto dia útil de cada mês.

Entre os motivos para a falta de depósito de benefício, estão as falhas no sistema financeiro e até a suspensão do pagamento.

Calendário do INSS

No caso de, por exemplo, o segurado ir a uma agência para sacar o benefício e ser informado de que não há pagamento, vale conferir o calendário do INSS. O mesmo é divido de acordo com o último número do cartão do benefício dos segurados, sem levar em consideração o dígito verificador que aparece após o traço.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ademais, primeiro são pagos os benefícios de um salário mínimo e depois os com valores superiores. O calendário pode ser acessado no site ou aplicativo Meu INSS, as datas para 2021 já estão disponíveis.

Como saber se o benefício foi depositado?

Em seguida, para saber se o benefício do INSS foi depositado vale conferir o extrato de pagamento. Esse comprovante permite verificar dados como valores, datas e banco em que o dinheiro foi depositado.

O extrato pode ser tirado na plataforma Meu INSS. Basta fazer o login ir até o campo “Do que você precisa?” e digite pelo serviço de extrato. Feito isso, a orientação é clicar no lápis para informar os meses desejados, e então baixar o documento.

Como solicitar pagamento de benefício do INSS não depositado?

Depois de olhar o calendário e o extrato de pagamento e verificar que o benefício do INSS não foi depositado, o segurado pode usar o serviço de “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.

O pedido pode ser feito também pelo site ou aplicativo Meu INSS, não sendo necessário ir até uma agência do órgão. Entre os documentos necessários estão o número do CPF e do benefício. Veja o passo a passo:

  1. Acesse a plataforma Meu INSS e faça login;
  2. Clique em “Agendamentos/Solicitações”
  3. No final da página aperte em “Novo Requerimento”;
  4. Digite pelo serviço em questão e o selecione
  5. Clique em “Atualizar”;
  6. Confira seus dados de contato e então aperte em “Avançar”;
  7. Para finalizar a solicitação, informe os dados necessários.

Por fim, para acompanhar o pedido e verificar a resposta do processo, o segurado novamente realizar login no Meu INSS. Feito isso, clicar em “Agendamentos/Solicitações”, localizar o processo na área de  “Atendimentos à distância” e usar o ícone de lupa para visualizar os detalhes.

 

Leia também:

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes