Pix atinge mais de 83 milhões de chaves cadastradas na primeira semana

Após uma semana de operações, o volume de cadastro de chaves Pix indica confiança e adesão dos usuários ao novo sistema de pagamentos do BC.

O cadastro das chaves pix é realizado pelos aplicativos de contas bancárias e transferências. Segundo informações do Banco Central divulgadas hoje (24), o números de chaves cadastradas chegou a 83,49 milhões. Além disso, na primeira semana de fucionamento do Pix, houve o movimento de R$ 9,3 bilhões em mais de 12 milhões de operações.

“O Banco Central considera que a primeira semana de operação plena foi bastante positiva. Desde o primeiro dia, o número de operações atingiu um patamar bastante elevado”, disse o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Ângelo Duarte.

Além disso, o número de operações vem aumentando dia após dia. “As pessoas estão ganhando confiança e vão fazendo transações de maior valor”, disse Duarte.

O Pix entrou em vigor em 16 de novembro, após a fase de testes no início do mês. Criado pelo Banco Central, o novo sistema de pagamentos instantâneos pretende revolucionar as movimentações financeiras do país. Ademais, por ser um serviço gratuito entre pessoas físicas.

Portabilidade

A portabilidade de chaves Pix é a troca de instituição de determinada chave. Sendo assim, um usuário que pretende transferir uma das chaves para outra instituição, sem a necessidade de fechamento de conta na financeira de origem.

Segundo o Banco Central, cerca de 4,39 milhões de portabilidades foram realizadas entre 5 de outubro e 22 de novembro. Isso porque o cadastro das chaves Pix começou antes do início de funcionamento das movimentações via Pix. 

Ademais, o chefe adjunto no Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, disse que esse volume de portabilidade é “bastante natural”.

“É um movimento natural do início de operação do Pix onde várias pessoas cadastraram a sua chave, ainda sem ter certeza sobre qual instituição gostariam de manter a chave que cadastrou. E aí ao longo da utilização, esse movimento de portabilidade foi acontecendo. Não significa necessariamente que a pessoa encerrou uma conta em uma instituição”, disse Brandt.

Por fim, quando o usuário faz a portabilidade tem até 7 dias para a confirmação da transferência de instituição.

Como cadastrar chaves Pix?

A chave do Pix elimina o número de informações bancárias necessárias para receber as transferências ou pagamentos em uma única informação.

O registro acontece canais de acesso, tais como aplicativo ou site, do banco ou fintech em que cliente possui conta. Para isso, cada usuário tem direito a cadastro de até cinco chaves, sendo assim CPF, e-mail, número de telefone celular, combinação aleatória de 32 dígitos ou CNPJ.

Chaves do Pix: usar número de CPF pode ser mais seguro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes