Fim da redução de jornada e salário de 2021, veja o que muda

As empresas precisam informar aos colaboradores que os acordos serão encerrados e que possuem direito à estabilidade provisória

Chegou ao fim os acordos feitos através do programa de redução de jornada e salário em 2021, além da suspensão de contratos. A iniciativa conhecida como BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda) terminou em 25 de agosto e não será prorrogada. 

 

O que muda com o fim da Redução de jornada e salário?

Com o fim do programa de redução de jornada e salário, todos os vínculos empregatícios serão restabelecidos conforme suas condições normais. Assim, os trabalhadores que fizeram acordos de suspensão dos contratos, retomarão às suas atividades como de costume, cumprindo a jornada de trabalho prevista em contrato.  

Com isso, os pagamentos a partir de setembro serão feitos de forma proporcional ao tempo que durou o BEm, além da contrapartida que as empresas precisam repassar aos trabalhadores em cada caso. É importante ressaltar que, devido ao fim do  programa de redução de jornada e salário, os trabalhadores também têm o direito à estabilidade provisória no emprego.

Mas para saber qual é o seu período de estabilidade, é necessário verificar o tempo que durou o acordo. No caso das empresas que aderiram à suspensão do contrato ou redução de salários e de jornada de trabalho por 90 dias, por exemplo, o colaborador terá mais três meses de estabilidade, contador a partir fim do acordo.

Como funcionava o programa? O programa foi regulamentado pela Medida Provisória nº 1.045 em abril deste ano. Isso possibilitou às empresas e trabalhadores realizarem acordos que previam a redução de salários e de jornada de trabalho que variam entre 25%, 50% e 70%, além da suspensão dos contratos.

Através disso, o governo efetuou pagamentos mensais aos trabalhadores de acordo com uma porcentagem da parcela do seguro-desemprego que o empregado teria direito caso fosse demitido. O valor máximo foi de R$ 1.912,00, por parcela que foi depositado nas contas dos trabalhadores pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

O trabalhador pode ser demitido?

O Fim da redução de jornada e salário garante estabilidade ao trabalhador, conforme prevê a Medida Provisória nº 1.045. O texto proíbe empregadores de fazer demissões sem justa causa durante o programa também depois dele por um prazo determinado.

Assim, aqueles que efeituarem demissões durante o período de estabilidade devem pagar indenizações. O valor será calculado conforme a remuneração e as verbas rescisórias que o trabalhador possui direito, além da indenização cujo calculo deve ser feito da seguinte maneira:

Redução de salário e jornada de 25%: indenização de 50% dos salários remanescentes ao qual o funcionário teria direito durante o programa

Redução de salário e jornada de 50%: indenização de 75% dos salários remanescentes ao qual o funcionário teria direito durante o programa

Redução de salário e jornada de 70%: indenização de 100% dos salários remanescentes ao qual o funcionário teria direito durante o programa;

Suspensão do contrato: a indenização é de 100% dos salários remanescentes ao qual o funcionário teria direito durante o programa;

A redução de jornada e salário pode ser prorrogada?

De acordo com a Secretaria de Previdência e Trabalho, não está prevista a prorrogação do BEm após agosto de 2021. O governo acredita que a vacinação de grande parte da população adulta até o mês de outubro deve amenizar a crise no país. 

Leia também:

Entenda em quais condições se pode ter estabilidade de emprego

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes