Quinto dia útil de setembro 2022: veja quando vai cair

Pagamentos devem ser feitos até o quinto dia útil de cada mês

O quinto dia útil de cada mês é a data oficial de pagamento do salário dos trabalhadores em grande parte das empresas e repartições públicas. Mas então quando é quinto dia útil de setembro 2022? Veja o calendário de pagamentos.

VEJA O QUINTO DIA ÚTIL DE OUTUBRO

Quinto dia útil de setembro 2022

Como o primeiro dia útil do mês caiu em uma quinta-feira, o quinto dia útil de setembro de 2022 será na terça-feira, dia 6. De acordo com o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o salário deve estar disponível para o trabalhador até, no máximo, o quinto dia útil.

O empregador deve fazer o pagamento até o quinto dia útil de setembro em 2022. No entanto, se isso não acontecer, a empresa pode sofrer sanções como autuação e até ações trabalhistas. Nesse caso, o empregador poderá, inclusive, ter que arcar com indenizações por danos morais aos funcionários que não receberam o salário dentro do prazo previsto.

Caso ocorra o atraso, além de ficar sujeito às sanções, o empregador precisa saber que o salário deve ser corrigido. O índice de correção monetária precisa estar previsto em contrato e ele pode ser baseado no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPA).

Dias de pagamento dos próximos meses

Em função de finais de semana e feriados, o prazo final para o depósito do salário de cada mês pode variar ao longo do ano. O quinto dia útil de setembro será em uma terça-feira, dia 6. Confira quando o dia do pagamento vai cair até dezembro de 2022:

  • Outubro – dia 6, quinta-feira;
  • Novembro – dia 7, segunda-feira;
  • Dezembro – dia 7, segunda-feira.

Leia também:

Auxílio para mães solteiras 2022: benefício sai esse ano?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes