Estratégias de engajamento e retenção: 10 dicas incríveis de conteúdo

Confira algumas dicas de como engajar seus conteúdos nas redes sociais através de técnicas de marketing digital.

Criar estratégias de engajamento e retenção nas redes sociais é fundamental para conquistar o seu público. Para isso, toda empresa deve desenvolver conteúdos de qualidade, apostar no relacionamento com sua audiência e utilizar recursos que melhorem a sua comunicação com ela.

As plataformas de mídias sociais são canais de comunicação entre empresas e clientes. É através delas que as pessoas se conectam e se relacionam entre si. Porém, o grande desafio é saber o que o cliente deseja ver e o que os motivaria a passar mais tempo no Instagram, ou Facebook do seu negócio.

Primeiramente, é muito importante saber o que os seus seguidores gostam e quais tipos de conteúdo ele está mais propenso a interagir. Quando você conhece o seu público-alvo, fica muito mais fácil criar estratégias de engajamento e retenção. Ou seja, você deixará de fazer postagens aleatórias para concentrar seus esforços em ações com resultados mais expressivos.

estrategias de engajamento e retencao 2
Reprodução / Pexels

Por isso, se você possui uma empresa e quer aprender mais como utilizar o marketing digital nas suas ações, conheça algumas estratégias de engajamento e retenção que podem ser bastante úteis. Certamente elas poderão te ajudar a atrair o cliente ideal e transformá-lo num consumidor assíduo do seu produto ou serviço.

 

10 passos e estratégias de engajamento e retenção

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto? Saiba que existem estratégias de engajamento e retenção que ajudam a persuadir o público a falar com você. Então anote todas as dicas que daremos nos próximos tópicos.

Conheça o seu público-alvo

A primeira etapa é o conhecimento de quem é a sua audiência. Então faça pesquisas, relatórios e analise as métricas. Verifique de onde eles são, faixa etária e o que fazem. Aqui você deverá descobrir também os seus hábitos de consumo, comportamento na internet e o que gostam de consumir. Após isso, sem dúvidas os seus próximos passos serão muito mais fáceis.

Crie um conteúdo regular

Estratégias de engajamento e retenção: 10 dicas incríveis de conteúdo
Reprodução / Pexels

Os algoritmos de plataformas como Instagram e Facebook costumam valorizar aqueles usuários que postam com mais regularidade. Por isso, eles entregam esses conteúdos a uma quantidade maior de pessoas que provavelmente se interessariam pelas suas postagens.

Por isso, verifique os horários e melhores dias em que a sua audiência está utilizando as redes sociais e crie um cronograma de postagens. Em seguida, mantenha essa regularidade o máximo de tempo que puder. Essa é, certamente, uma das melhores estratégias de engajamento e retenção.

Utilize o tom de voz do seu público

Agora que você já conhece o seu público, descubra qual a melhor forma de se relacionar com eles. Se sua audiência for composta por pessoas mais novas, insira quem sabe gírias, memes e conteúdos mais atuais. Porém, se essas pessoas foram mais idosas, evite dificultar o entendimento delas.

Tenha um relacionamento com eles

Se você está esperando que os seus seguidores vão até você, mude agora mesmo sua estratégia. Primeiramente, crie conteúdos interessantes e que sejam compartilháveis. Em seguida, faça-os chegar até eles.

Além disso, monitore o que estão falando sobre a sua marca através das tags e das hashtags. Assim, você entenderá também onde seu cliente está e poderá iniciar uma relação de troca com eles.

A venda é apenas um resultado

Não se preocupe apenas em vender. Seu foco principal deve ser interagir o máximo possível com eles e fazê-los se tornarem consumidores fiéis. Ou seja, utilize essas estratégias de engajamento e retenção para fidelizar a sua audiência.

Acompanhe as novidades

As redes sociais sofrem constantes atualizações. Por isso, se atualize e se mantenha sempre atento às mudanças no mundo digital. Assim, será possível se antecipar e criar estratégias de engajamento e retenção.

Interaja com seu público

Estratégias de engajamento e retenção: 10 dicas incríveis de conteúdo
Reprodução / Pexels

As chances de você cativar um cliente que já comprou com você e conhece os seus produtos ou serviços é muito maior do que conquistar um novo. Por isso, sempre que possível interaja com essas pessoas.

Valorize a sua opinião

Já sabemos aqui a importância de interagir com a audiência. Mas vale salientar que a opinião do cliente é muito importante para criar estratégias de engajamento e retenção. Então, dê valor ao que eles falam e busque sempre se aperfeiçoar.

Envie conteúdos personalizados

Uma das melhores estratégias de engajamento e retenção é o envolvimento através do envio de brindes e conteúdos personalizados. O cliente gosta de ser reconhecido e lembrado pela empresa, mesmo que seja algo simples ou sem muito valor financeiro.

Atenda a todos os chamados

Estratégias de engajamento e retenção: 10 dicas incríveis de conteúdo
Reprodução / Pexels

Enfim, uma das melhores formas de chamar a atenção do cliente sobre o quão preocupada sua empresa é com o seu bem estar, é respondendo a todos os questionamentos. Então invista numa equipe de atendimento que tire todas as dúvidas dele.

Prontos para colocar em prática essas estratégias de engajamento e retenção? Aproveite para conhecer as 8 tendências de marketing digital para 2021.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes