Conheça tudo sobre a profissão streamer, uma das tendências atuais

Se você é fã de videogames e é fascinado pela internet, descubra como se tornar um streamer de sucesso.

Que tal se tornar um streamer gamer? Se você ama jogos online, sabe tudo sobre videogames e adora tecnologia, vai adorar conhecer essa profissão. Ela está se tornando popular entre os jovens, e ganhou um grande destaque sobretudo nesses tempos de pandemia. Com mais mais pessoas consumindo conteúdo digital, melhor para essa indústria.

A profissão é considerada uma das maiores tendências atuais, embora ainda seja vista com preconceito. Então, o que alguns veem como hobbie, outros enxergam como uma oportunidade de crescer profissionalmente. Através dela é possível aumentar as possibilidades e rentabilizar.

Mas para se tornar um profissional desse segmento basta ter um computador, uma câmera e muito conhecimento sobre games eletrônicos. A partir daí, você estará apto para realizar as famosas transmissões ao vivo, para milhares de pessoas.

Esse termo é conhecido no mundo dos jogos, porém existem alguns streamers que também falam sobre outros temas. Os conteúdos podem variar de literatura e filosofia a  educação e política. Por isso, confira aqui como é a vida de um streamer gamer e quanto ele ganha.

 

O que é um streamer?

Conheça tudo sobre a profissão streamer, uma das tendências atuais
Reprodução / pexels

O termo streaming se popularizou com os aplicativos de internet como Netflix. Hoje ele também é utilizado para se referir a transmissões em formato de vídeo, principalmente através do Youtube.

Já a palavra streamer se refere aquelas pessoas que criam conteúdo ao vivo e transmitem a partir de plataformas. Uma delas é a Twitch, que é muito parecida com o Youtube.

No Twitch é possível criar um canal e receber inscritos, que irão acompanhar as transmissões online. Geralmente os streamers mostram uma partida de um jogo e ao mesmo tempo conversam com o seu público através de mensagens num chat.

Se você se interessou pelo assunto, mas está na dúvida se há monetização, vamos te explicar tudo no próximo tópico. Entenda como a profissão streamer pode ser muito vantajosa para quem tem aptidão para ela.

Como funciona a remuneração para um streamer?

Conheça tudo sobre a profissão streamer, uma das tendências atuais
Reprodução / pexels

Existem muitas pessoas lucrando com essa profissão. No entanto, os valores variam de acordo com o tipo de monetização da plataforma que é utilizada. Aliás,  o profissional também recebe a depender da quantidade de views.

Geralmente as plataformas que trabalham com streamers são gratuitas. Ou seja, não é necessário pagar valor algum para fazer parte dela. Então, se não há contrato, não há responsabilidades relacionadas à remuneração.

Uma boa opção para quem quer monetizar sendo um streamer é fazendo campanhas de financiamento coletivo. Por exemplo, o “Jogabilidade” é um dos sites no qual é possível apadrinhar alguns jogadores interessantes.

Os seguidores podem doar em outras plataformas permitem doações e os jogadores irão receber contribuições em dinheiro durante a transmissão. Esse valor é transferido para a carteira digital do streamer.

Porém, vale mencionar que esses profissionais recebem até mesmo milhões de dólares. Isso porque a maioria dos jogadores são americanos. Sem dúvidas, eles são capazes de influenciar muitas pessoas que as assistem, principalmente os mais jovens.

Existem muitos eventos importantes nesse segmento, que convidam o streamer. Além disso, quando há lançamentos de jogos, eles são chamados para testar e emitir uma opinião sobre esse universo.

 

Qual a diferença entre streamer e youtuber?

Conheça tudo sobre a profissão streamer, uma das tendências atuais
Reprodução / pexels

Muitos se questionam se streamer e youtuber são a mesma coisa. Mas vale salientar que essas são profissões diferentes. O que não impede que alguns streamers sejam youtubers e vice versa.

Porém, um youtuber produz conteúdo gravado para a plataforma do Youtube. Ou seja, ele se preocupa com a filmagem, a edição e a postagem desse vídeo na internet.

Enquanto isso, o streamer atua ao vivo, em tempo real e transmite entretenimento para o seu público. Eles são conhecidos também como gameplay e abordam temas diversos. Ou seja, o que difere um do outro é a forma como eles entregam o vídeo.

Assim como os influenciadores digitais e criadores de conteúdo, os streamers fazem parte de uma lista de profissões do futuro. Nos últimos dez anos, ela vem crescendo de forma vertiginosa e acompanha também o aumento da utilização das redes sociais e da internet.

Por isso, se você é comunicativo e busca uma profissão moderna, certamente vai gostar de se tornar um streamer. Então, utilize a internet a seu favor e pesquise tudo o que puder para mergulhar de cabeça nessa tendência de jogos online.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes