Público-alvo: o que é, como definir e acertar o seu

Descobrir quem o público da sua empresa contribui para melhorar as vendas e definir um posicionamento. Por isso, confira algumas ideias para você conhecer o seu.

Definir o público-alvo é uma das primeiras coisas que toda empresa deve fazer antes mesmo de qualquer estratégia de marketing. Ao delimitar quem é a sua audiência, fica muito mais fácil promover ações direcionadas e chegar ao resultado esperado.

Quem costuma mirar em todas as pessoas, acaba não acertando em ninguém, não é mesmo? Então, inicialmente foque em descobrir quem são as pessoas que se interessariam pelo seu produto ou serviço. Em seguida, crie táticas de atração e retenção dessas pessoas para depois se consolidar.

Se você está meio perdido e não sabe como começar, vamos te explicar aqui o que é público-alvo. Descubra porque ele é importante para a sua marca e como defini-lo seguindo apenas algumas dicas.

 

O que é público-alvo?

Público-alvo: o que é, como definir e acertar o seu
Reprodução / pixabay

O público-alvo nada mais é do que um conjunto de pessoas com características, objetivos e hábitos de consumo em comum. As empresas devem descobrir quem são essas pessoas para poder identificar o seu nicho de mercado e direcionar ações, campanhas e estratégias de marketing.

Todo mercado possui um grupo de indivíduos com perfis semelhantes. Elas podem ter um mesmo estilo de vida, faixa de idade, gênero e morarem numa mesma zona. Todos esses dados importam para as empresas, pois é através deles que as marcas conseguem traçar ações que possam influenciar essas pessoas.

No entanto, para descobrir o público-alvo é necessário muita pesquisa e análises do mercado como um todo. Ou seja, nada é feito sem base. Geralmente a empresa utiliza uma série de mecanismos e ferramentas para chegar a uma conclusão.

O público-alvo geralmente possui mais afinidade com a marca em questão e uma maior probabilidade de virar cliente. Aliás, as campanhas de marketing e peças de comunicação costumam ser mais assertivas.

Por isso, antes mesmo de patrocinar qualquer anúncio no Facebook ADS ou no Instagram ADS, descubra a sua audiência. Ao segmentar essas pessoas, as chances de conversão são cada vez maiores.

Vale salientar que o conceito de público-alvo é diferente do de persona. Enquanto o primeiro se refere às pessoas reais, com gostos parecidos, o segundo trata de um cliente hipotético. Ou seja, é possível criar uma persona antes de fazer a pesquisa para encontrar o seu público. Aliás, a empresa ainda pode ter várias personas ao mesmo tempo.

 

Porque é importante definir um público-alvo?

Público-alvo: o que é, como definir e acertar o seu
Reprodução / pixabay

Já se sabe que a descoberta do público-alvo deve ser uma das primeiras etapas para criar estratégias de marketing. No entanto, não era assim. Isso porque a publicidade antigamente enxergava as pessoas como uma massa homogênea, com interesses e gostos iguais.

Ou seja, bastava criar um produto e divulgá-lo para todos da mesma forma. Mas com o tempo, percebeu-se que essa estratégia além de ser cara, era ineficaz. A partir daí, as empresas passaram a investir em conteúdos direcionados a determinados públicos.

A segmentação do público permitiu que o marketing pudesse se reinventar e buscar novas formas de comunicação. Agora é muito mais importante conhecer as dores de cada grupo de pessoas do que tentar atingir um grande público de forma aleatória.

Em outras palavras, definir um público-alvo permite:

  • Criar campanhas mais assertivas

As empresas que definem o seu público alvo possuem mais chances de acertar em suas campanhas e atingir as pessoas certas. Ou seja, mais pessoas que possivelmente terão interesse em comprar com aquela marca.

  • Melhorar a comunicação com o público-alvo

Ao saber exatamente quem é a sua audiência é mais fácil descobrir os produtos e serviços que interessam a ela. Além disso, você saberá qual tom de voz utilizar, a linguagem e as melhores formas de tratamento.

  • Aproveitar as oportunidades

Outro benefício é que a empresa terá uma visão holística do mercado e do seu segmento, aumentando as oportunidades. Será mais fácil buscar soluções criativas para resolver os problemas dos clientes.

  • Se diferenciar da concorrência

Quando você conquista os clientes a partir dos seus valores e posicionamento, a concorrência perde força diante da sua empresa. Por isso, os consumidores verão a sua marca com outros olhos.

  • Se posicionar

Quando a marca conhece seu público-alvo e trabalha bem os seus valores para conquistá-lo, ela se torna uma referência. O posicionamento só é consequência da construção de uma marca centrada.

 

Como definir o público-alvo?

Público-alvo: o que é, como definir e acertar o seu
Reprodução / pixabay

Agora que você já sabe tudo sobre público-alvo, descubra como é possível definir o seu.

  • Conheça a sua empresa e o seu produto

Qual é a proposta da sua marca e o que ela quer alcançar aquelas pessoas? Ao ter isso em mente, é possível criar soluções e as melhores estratégias de marketing para atrair o público certo e resolver o problema dele.

  • Pesquise tudo sobre o cenário

Tenha uma visão mais abrangente do seu mercado. Conheça os seus concorrentes e como os consumidores se relacionam. Assim é possível saber como atuar e oferecer os melhores produtos e serviços.

  • Faça uma segmentação do mercado

Encontre o seu segmento e invista nele. Verifique quais deles possuem o maior potencial de atrair pessoas e se destacar do que outras marcas vem fazendo.

  • Defina o seu posicionamento

Após saber quem é o seu público-alvo, tenha um posicionamento e trace as estratégias com base nele. O seu cliente saberá se a sua empresa é confiável ou não.

É muito importante que você siga esses passos antes mesmo de sair fazendo posts pela internet, ok? Conheça as preferências do seu público e foque em estratégias que levem a sua empresa ao topo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes