Ainda existem chances do Cruzeiro subir à Série A?

Clube mineiro chegou a nona derrota na segunda divisão e está a 14 pontos do G-4, restando apenas seis partidas.

A derrota do Cruzeiro para o Remo por 3 a 1 na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, complicou de vez as chances do clube conseguir o acesso. Agora, a chance do Cruzeiro subir à divisão de elite do futebol brasileiro é quase 0% e o clube ainda precisa se preocupar em não entrar na zona do rebaixamento.

Tem chances do Cruzeiro subir?

Com oito vitórias, 15 empates e nove derrotas na edição da Série B 2021, o Cruzeiro praticamente não possui mais chances de subir. Segundo dados do site Chance de Gol ,do doutor em estatística pela Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Leme de Arruda, a probabilidade é de quase 0% do acesso.

Isso porque, a Raposa possui atualmente 39 pontos e se vencer todos os seis jogos que restam, chegaria a 57. O problema é que o quarto colocado da tabela, o Goiás, já está com 53. Ou seja, é praticamente impossível do time comandado por Vanderlei Luxemburgo conseguir jogar a primeira divisão no ano que vem.

No entanto, como as chances de subir são nulas, a preocupação do Cruzeiro agora passa a ser em não jogar a terceira divisão no ano que vem. Em 13º na tabela, o clube tem sete pontos de vantagem para o Londrina, primeiro time dentro do Z-4. Segundo o doutor Marcelo Arruda, as chances de rebaixamento são de 5.7%.

Quantos pontos são necessários para subir à Série A?

Não existe um número mágico que garanta uma equipe na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. No entanto, há uma margem que, nos últimos anos, as equipes conseguem o acesso. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um time precisa entre 60 e 64 pontos para subir.

Na temporada passada, a campeã Chapecoense subiu com 73 pontos, mesma pontuação do vice América Mineiro. Já as equipes do Juventude e Cuiabá, terceiro e quarto colocado, respectivamente, garantiram o acesso com 61. São pontuações que o Cruzeiro não alcança e, por isso, as chances de subir estão praticamente descartadas.

Quando será o próximo jogo do Cruzeiro?

A equipe de Vanderlei Luxemburgo agora retorna a campo somente no dia 1º de novembro, para disputa da 33º rodada da Série B. O adversário será o Vila Nova, na Arena Independência, e a bola rola a partir das 19h (horário de Brasília).

Uma vitória pode ainda matematicamente deixar o torcedor do Cruzeiro com esperanças de chances de subir, mesmo que seja praticamente impossível. Por outro lado, a derrota acaba de vez com todas as probabilidades.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes